CMS faz plenária para debater pré-sal e eleições 2010 nesta sexta
As plenárias estaduais que indicaram os delegados da atividade desta sexta-feira (23/10) foram realizadas entre 11 de setembro e 17 de outubro. Amanhã, as diversas entidades que compõem a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) em diversos estados brasileiros se reúnem para debater a pauta: pré-sal e eleições 2010.
Publicado 22/10/2009 18:36
As pautas da plenária nacional da CMS, nesta sexta-feira (23/10), são um debate sobre o pré-sal e a relação com o projeto de desenvolvimento nacional, e a plataforma dos movimentos sociais para as eleições 2010. O debate será iniciado com as intervençõs do representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile, do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, do representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP) João Antônio de Moraes e do representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil Carlos Alberto Pereira (CGTB)
Agenda política
A agenda política que será debatida inclui ainda a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais para o dia 11 de novembro em Brasília. A pauta da marcha é a aprovação do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho semanal de 44h para 40h, sem redução de salários.
Outras duas pautas que não poderiam ficar de fora de uma plenária com tantas entidades dos movimentos sociais brasieliros são as Conferências de Educação e Comunicação. A plenmária pretende debater as formas de fortalecer a participação e a intervenção dos movimentos sociais nesses espaços.
Por fim, a agenda política definida pela plenária deve contemplar as atividades do Fórum Social Mundial ainda em 2009 e principalmente em 2010, quando o evento terá edições em Porto Alegre (RS) e em Salvador (BA).
Projeto Brasil
Estará também na pauta da Plenária como uma das prioridades, as discussões sobre a continuidade do Projeto. Elaborado em 2006 durante o II Fórum Social Brasileiro, tem como objetivo apontar as posições e intervenções do conjunto dos movimentos sociais que compõem a CMS, em relação ao momento político atual.
Programação:
8:30 Credenciamento
9:00 às 11:00 Conjuntura Nacional, Eleições 2010 e Pré-Sal
Palestrantes – (20 min/para cada convidado)
João Pedro Stédile (MST)
Augusto Chagas (UNE)
João Antônio de Moraes (FUP)
Carlos Alberto Pereira Oliveira (CGTB)
Uma companheira a ser indicada pela CMB
Debatedores – (5 min/para cada debatedor)
UBM, CUT, MMM, UNEGRO, CMB
Coordenador da Mesa de conjuntura: Marcha Mundial de Mulheres
11:00 às 12:30 Debate com o Plenário
13:30 Informes dos Estados (Organização da CMS-estadual, principais ações e campanhas do período)
14:30 Informes
– Fórum Social Mundial 2010 (Porto Alegre e Salvador)
– Conferência Nacional de Comunicação
– Conferência Nacional de Educação
– 40 horas semanais
– Proliferação de bases militares
Coordenador da Mesa de Informes: CONAM, UBM
15:30 Calendário de Ações da CMS Nacional
Serviço
7ª Plenária Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS)
Data: 23/10 (sexta-feira)
Horário: 9h a 18h
Local: sede da Apeoesp (Praça da República, 282 – centro – São Paulo – Próximo ao metrô República)
De São Paulo, Luana Bonone, com informações da CUT