Passageiros ficam 20 minutos presos em trem da CPTM após pane

Problema aconteceu na noite de quarta na Linha 11- Coral.
Companhia diz que faltou paciência aos usuários.

Passageiros que estavam em um trem da Linha 11 – Coral Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) viveram momentos de tensão na noite de quarta-feira (21). Por causa de uma pane elétrica, a composição parou. Segundo os passageiros, os vagões lotados ficaram fechados e sem ar-condicionado por 20 minutos.

Sem receber informações sobre o que havia ocorrido, alguns usuários entraram em desespero e não conseguiram ficar no vagão quente. Muitos saíram pela janela.

O problema aconteceu pouco antes das 19h, na altura da antiga Estação Patriarca, que está desativada. Os passageiros que desceram do trem ficaram dela. Pouco depois, as portas foram abertas. Entretanto, em alguns vagões, os passageiros arrancaram as portas para escapar do sufoco.

O mensageiro Alessandro Francisco voltava do trabalho na Vila Olímpia, na Zona Sul, para Itaquera, na Zona Leste, onde mora. Ele gravou o ocorrido pelo celular.

“Tinha muita gente sem ar, sufocando. Algumas pessoas pulavam para a rua, outras tentavam invadir a linha, tinha ate mulher grávida passando mal”, contou ele, que preferiu esperar a chegada de outro trem para seguir viagem.

A CPTM informou que a parada do trem ocorreu por causa de uma falha da rede elétrica. Entretanto, o diretor de operação da empresa diz que o problema foi resolvido em cinco minutos, e que faltou paciência aos passageiros.

“Se houvesse esses cinco minutos de espera, o trem teria partido com todos os usuários. Alguns não tiveram a paciência necessária e acabaram desembarcando”, disse Mário Fioratti.

Reclamações
A lotação dos trens da CPTM é uma reclamação recorrente entre os usuários do sistema. Quase 2 milhões de passageiros viajam todos os dias nos trens da companhia. São 118 composições, com tempo de uso médio de 30 anos.

Fonte: G1