BA: Fórum da Copa 2014 reúne as três esferas do poder Legislativo

A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia promoveu, na manhã de hoje (dia 26), o V Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de 2014, organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados Federais/CTD e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal/CDR. O encontro reuniu os três níveis do Poder Legislativo – federal, estadual e municipal – para debater questões relacionadas à organização do evento, que tem Salvador como uma das anfitriãs.

Presentes, o governador Jaques Wagner; o prefeito de Salvador, João Henrique; o representante do Ministro do Esporte, Ricardo Gomide; o presidente interino da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, César Borges; o deputado federal pelo Ceará, Eugênio Rabelo, vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, a deputada federal Lídice da Mata, dentre outras autoridades.

Para o governador Jaques Wagner, o debate ocorrido na Assembléia Legislativa é extremamente bem-vindo e garantiu que a Bahia vai oferecer um belo destino em 2014. Voltou a frisar que o estádio é prioridade do Governo, mas que vai trabalhar na modernização do parque hoteleiro e nas intervenções urbanas, esta de responsabilidade da Prefeitura. “Estamos engajados na realização do evento, inclusive, cumprindo os prazos exigidos pela Fifa”.

Oportunidade – Nilton Vasconcelos, secretário estadual de Esporte, considerou o evento como uma oportunidade para reunir as autoridades legislativas e executivas no processo de construção conjunta para realização deste megaevento esportivo. “Esse fórum tem como objetivo definir os conceitos da Copa do Mundo de 2014 e a imagem que o Brasil pretende conquistar e firmar a partir da sua realização. Além disso, visa definir os projetos de lei que deverão ser priorizados visando à competição”, completou.

Após uma exposição dos projetos e das ações do Governo do Estado para 2014, o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, disse que o encontro foi de grande importância para a Bahia, por integrar as esferas de poder na preparação para o Mundial da Fifa. “Serviu, também, para definir os critérios e conceitos de uma Copa sustentável”.

O prefeito João Henrique anunciou para o dia 14 de dezembro a divulgação do novo Plano Urbanístico de Salvador, composto por cinco projetos que vão requalificar a cidade nos próximos 20 anos. “Alguns deles estarão prontos já em 2012, em especial o que vai construir corredores exclusivos para ônibus coletivo com capacidade para 250 passageiros”. O edital, com estes projetos, inclusive, o dos Veículos Leve Sob Pneus (VLSP) será publicado ainda no primeiro semestre de 2010.

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, disse que ainda nesta semana haverá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater sobre a realização da Copa do Mundo 2014. “Neste encontro serão tratados assuntos relativos às arenas esportivas e a mobilidade urbana”, salientou.

Nova Fonte Nova – A segunda e última etapa da agenda de trabalho da comitiva federal em Salvador aconteceu à tarde, no estádio de Pituaçu, quando o secretário Nilton Vasconcelos apresentou o projeto da Nova Fonte Nova. Na oportunidade, falou sobre os principais aspectos do equipamento, uma arena multiuso com capacidade para 50 mil pessoas, 50 camarotes, museu de futebol, restaurantes, dentre outras características.

Belo Horizonte será a sexta cidade a ser anfitriã do Fórum Legislativo das Cidades-Sedes, em visita agendada para 5 de novembro. Concluída a visita às 12 cidades-sedes, o resultado do Fórum Legislativo será apresentado em documento a ser usado na convocação do XI Congresso Brasileiro de Atividades Turísticas, marcado para 26 de novembro, em Brasília. Antes de Salvador, os fóruns itinerantes foram realizados em Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT).

Fonte: Ascom/Setre