Eliana Gomes realiza reunião para discutir situação das creches

Por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) foi realizada na última semana, uma reunião para discutir a situação das creches do município de Fortaleza, na Câmara Municipal. A reunião contou com a presença dos vereadores Walter Cavalcante (PHS) e Paulo Gomes, dos movimentos sociais e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA).

Reunião sobre creches

Os presentes lamentaram a ausência de um representante da prefeitura para participar da reunião e como encaminhamento os vereadores vão marcar audiência com a Secretária de Educação do Município, Ana Maria Fontenele, para levar as reivindicações do Centro de Articulação e Apoio às Creches (CAAC) e debater possíveis soluções para o tema.

Segundo o diretor executivo do CAAC, José Gomes Arnaldo 32 creches foram conveniadas com entidades e próximo de 50 estão fechadas. “São 3.400 crianças prejudicadas e a secretaria diz que não tem dinheiro para abrir”, destaca Arnaldo. O CAAC recorreu ao Ministério Público e agora aos vereadores de Fortaleza.

Em 2008 a Secretaria do Trabalho e de Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, que mantinha 87 creches em parceria com Associações Comunitárias que gerenciavam os Centros de Educação Infantil, finalizou o convênio com as Entidades. O governador Cid Gomes disse que não era mais responsabilidade do Estado em continuar com as creches e sim da Prefeitura de Fortaleza.

Com o término do convênio com o Estado em dezembro de 2008 as 87 creches ficaram sem atendimento e a prefeitura fez convênio com apenas 32 creches, em maio de 2009. Segundo um documento feito pelo CAAC e entregue na reunião, as 32 abertas não têm dinheiro para pagar contas de água e energia, trabalhadores recebem em atraso, o convênio não garante o pagamento da rescisão dos trabalhadores e o cardápio de alimentação foi diminuído.

A vereadora Eliana Gomes se comprometeu em conseguir uma audiência com a secretária Ana Maria para que sejam ouvidas as demandas das associações quanto à situação em que se encontram as creches. “Creche não é depósito de criança, tem que funcionar dignamente”, ressaltou Eliana.

Para buscar junto à gestão municipal e aos segmentos envolvidos soluções que possibilitem o atendimento adequado pelas creches comunitárias, o mandato comunista na Câmara municipal permanece procurando a melhor forma de contribuir com o financiamento dessa política pública para que o atendimento prestado siga o que determina a lei e seja aquele que nossas crianças merecem.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes