Frota veicular de Teresina aumentou 108% em 9 anos
O trânsito na capital está cada vez mais caótico pelo aumento da frota e as infrações reincidentes dos motoristas da capital.
Publicado 27/10/2009 11:21 | Editado 04/03/2020 17:01

Fora a quantidade impressionante de carros, os motoristas teresinenses tem mostrado reincidência em erros comuns que atrapalham a fluidez do trânsito, como fechar cruzamentos e ultrapassagens inapropriadas. No mesmo período de 2001 a 2009, o Brasil ganhou mais de 224 milhões de veículos – entre carros, caminhões, motocicletas, entre outros. Isso representa uma alta de 76,5% na frota total.
Por conta desse aumento na frota de veiculos em todo país, na última terça-feira (20), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou que todas as cidades e estados com mais de 3 milhões de veículos adotem inspeção veicular obrigatória para controlar a poluição. Segundo especialistas, o aumento da frota está relacionado à permanência nas ruas de veículos antigos, mais poluentes que os novos.
A norma começa a valer após publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo o Conama, entretanto, a inspeção poderá ser feita em apenas parte da frota de cada região, a critério de cada órgão de fiscalização.
Com informações do G1