Sindipetro/RN avaliação campanha de reivindicações
Dia 26 de outubro, na sede do Sindipetro-RN, representantes da CTB, do próprio sindicato dos petroleiros, da Articulação Sindical Petroleira do RN e da CONLUTAS, estiveram reunidos para avaliar as campanhas reivindicatórias dos trabalhadores e trabalhadoras do setor para os períodos 2009/2010 e 2009/2011.
Publicado 27/10/2009 17:05 | Editado 04/03/2020 17:08
Após o debate, que reuniu Moacir Soares (Presidente da CTB/RN), Márcio Dias (Coordenador Geral do SINDIPETRO/RN), Siliude Esteves (Diretora da CTB/RN), Paulo Cesar Brizolara (Diretor do SINDIPETRO/RN), Caio Cesar Araújo de Moura e Ailson Matias (Coordenação Nacional de Lutas – CONLUTAS) e José Alcivan de Azevedo, Manoel Freire de Araújo e Luiz Carlos (Articulação Sindical Petroleira/RN), as forças políticas presentes resolveram apresentar o seguinte documento:
CARTA DE NATAL
EM DEFESA DA UNIDADE PETROLEIRA
Companheiros e companheiras da FUP- Federação Única dos Petroleiros e da FNP – Frente Nacional dos Petroleiros, a categoria petroleira é uma só, como tal, por mais que existam divergências quanto à condução do movimento sindical petroleiro, precisamos construir instâncias unitárias, canais capazes de expressar democraticamente os interesses históricos e imediatos da categoria petroleira.
Consideramos que estando divididos nestas campanhas reivindicatórias do Setor Petróleo, não estaremos com força política máxima no campo de batalha. Por isso, propomos o debate imediato em torno da construção de um calendário de lutas e uma mesa única de negociações com as empresas do Setor Petróleo.
Para tanto, em primeiro lugar é preciso desprendimento político e capacidade de articulação para promover todos os esforços necessários para sentar à mesa e construir a unidade necessária para desenvolver a luta de todos os petroleiros e petroleiras do país. Neste sentido, propomos que as direções da FNP e da FUP promovam uma reunião nesta semana para que se unifiquem os encaminhamentos das duas Federações em torno das nossas campanhas reivindicatórias.
Temos consciência de que a indústria do petróleo vive um momento de êxitos e conquistas empresariais extraordinárias, fruto do trabalho incansável de milhares de petroleiros e petroleiras de todo o País. Todas essas conquistas, entretanto, só poderão ser alcançadas pela categoria, seja do Setor Público ou Setor Privado, se tivermos convicção de que somente com nossa unidade de ação é que alcançaremos a vitória. Neste sentido, convocamos todos os petroleiros, petroleiras, direções sindicais, ativistas e, enfim toda a categoria a lutarem por essa unidade.
VIVA A UNIDADE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS!
CTB/RN- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil;
CONLUTAS/RN – Coordenação Nacional de Lutas;
ARTSIND/RN – Articulação Sindical Petroleira/RN
Assinam ainda este documento:
Radiovaldo Costa Santos – Diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia ;
Ester Bárbara da Silva – Coordenadora Geral do SINDIPETRO/ES;
Orismar Holanda – Presidente do SINDIPETRO/CE.