Deputado defende PL de incentivo a prática da Capoeira

No dia 24 de outubro, o deputado estadual Pedro Bigardi participou do III Encontro Estadual de Capoeira, no Sesc Interlagos, que teve como objetivo discutir a difusão da Capoeira no Estado e as leis em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara Federal.

Em seu pronunciamento, o deputado Bigardi falou sobre projeto de lei de autoria do ex-deputado Nivaldo Santana que autoriza o Poder Executivo a instituir a prática de aulas de capoeira, em caráter opcional, nas unidades da rede pública estadual, como atividade curricular de integração sócio-cultural e desportiva. O projeto foi colocado em votação na Casa graças ao empenho do deputado Bigardi. “A Capoeira faz parte da história do Brasil e merece seu espaço em diversos setores, inclusive nas escolas”, destaca o parlamentar.

O projeto foi aprovado na Assembleia, mas vetado pelo governador. “Agora estamos trabalhando na Assembleia para derrubar o veto do governador e colocar esse projeto em prática nas escolas”, afirma Bigardi.

Para o deputado Pedro Bigardi, integrante da Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia, o esporte e cultura são instrumentos de inclusão social e merecem toda a atenção dos gestores públicos para potencializá-los em todo o Estado.

Inclusão de entidades culturais e esportivas nos benefícios do programa “Nota Fiscal Paulista”, lei de autoria do deputado Pedro Bigardi ganhou notoriedade durante o Encontro. Diversas pessoas ligadas a Capoeira procuraram o deputado para saber mais sobre a lei. De acordo com o deputado, grupos e Ongs de Capoeira poderão se beneficiar dos créditos, para isso precisam estar regularizados e cadastrados no programa. “Entidades culturais e esportivas prestam um importante serviço à população com seus programas sociais. O projeto foi elaborado no intuito de contribuir com o fortalecimento da situação financeira dessas organizações, incentivando assim a cultura e o esporte, fundamentais para a formação do cidadão”, destaca o deputado Bigardi.

A discussão quanto à regulamentação da lei será o próximo procedimento do deputado. O parlamentar promoverá audiências públicas com o intuito de discutir a regulamentação da lei