Sem categoria

Curta Cinema 2009 recebe a França como convidada

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro ganhou este ano uma tonalidade francesa, em homenagem ao Ano da França no Brasil. Patrocinado há 13 anos pela Petrobras, é o maior festival competitivo de curtas-metragens do Brasil, tendo recebido, este ano, o total 3.558 inscrições, sendo 764 nacionais e 2.794 internacionais. O festival vai de 30 de outubro a 9 de novembro, no cinema Odeon, no Centro do Rio.

“Todo ano tem um país convidado. Por conta do Ano da França no Brasil, a França foi o país convidado em 2009. Este ano, além dos destaques Competição Nacional (41 curtas) e Competição Internacional (49, de 23 países diferentes), incluímos em nossa programação o Foco França, que apresenta seis programas de curtas”, declarou Aílton Franco Júnior, o diretor do festival.

Segundo ele ainda, o objetivo do festival é tornar acessível a todos uma produção que costuma encontrar certa dificuldade para se mostrar no mercado. “A idéia é divulgar obras nacionais e internacionais de pouca visibilidade, principalmente para o público jovem”, explicou o diretor, lembrando que a entrada é franca.

“A iniciativa é muito interessante, por permitir uma troca enriquecedora para os dois lados”, concordou Felipe Cataldo, o jovem diretor do curta “Monocelular”, que será apresentado durante o festival. “Sou um fã assumido do cinema francês dos anos 50 e 60. Gosto particularmente dos diretores da Nouvelle Vague, como Jean-Luc Godard, François Truffaut ou Eric Rohmer”, afirmou.

Para Felipe Cataldo, o cinema francês é pouco conhecido por aqui. “Os filmes franceses têm um público restrito, ao contrário das produções norte-americanas”, lamentou.

No entanto, a julgar pela reação do público, “L’Ecole des Facteurs” pode ajudar a quebrar este tabu. O curta de Tati foi o mais aplaudido da sessão de abertura. “Adorei. Foi o melhor dos cinco. Tati é um gênio”, entusiasmou-se a produtora cultural Vânia Maria Guarise. “Eu gostei mais do Amazônia, pela visão diferente do espaço, dos rios”, declarou, por sua vez, a estudante Raíssa Monteiro de Souza.

Serviço:
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
De 30 de outubro a 9 de novembro
Entrada livre