Entidades se reúnem pra debater transporte público na capital

Nesta sexta-feira, 30, às 15h, acontece reunião na sede da Famepi para tratar do Projeto de Lei de Regulamentação de Transportes Coletivo e Urbanos de Teresina. Estão sendo convidadas lideranças comunitárias, sindicais e estudantis.

Na reunião serão tirados posicionamento sobre o atual projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Teresina. “Esse projeto não contempla de forma satisfatória o usuário. O que percebemos é que não vai mudar quase nada”, diz Teleno Bartolomeu, diretor de transportes da Famepi.
Ele especifica que muitos pontos necessitam ser melhorados como, as questões de acessibilidade, barateamento da tarifa, criação de um conselho municipal deliberativo de transporte que possa opinar sobre o preço da tarifa, que hoje é feito somente pelo prefeito.

O Projeto de Lei nº 062/09 que dispõe sobre o regulamento do serviço de transporte coletivo urbano do município de Teresina deve ser votado na próxima terça-feira, 3 de novembro, na Câmara de Vereadores.

Atualmente o sistema de transporte coletivo de Teresina é regulamentado pela Lei Municipal nº 2.140 de 1992 e ao longo de 18 anos ainda não atende bem a população.

Com a aprovação da Lei Federal nº 10.257/2001 ( Estatuto da Cidade) que estabeleceu a necessidade dos municípios com mais de 500 mil habitantes de elaborarem Plano Diretor de Transportes Públicos, criando condições para melhoria do deslocamento das pessoas. Somente em 2006, a Prefeitura de Teresina, através da Strans, elaborou o Plano Diretor, que foi concluído em 2008 com as diretrizes sobre o transporte público da capital.
 

Mais sobre o assunto aqui.

Fonte: Famepi