Sem categoria

Festival de Cinema de Porto Alegre vai a cinco cidades do Brasil

Três programas diferentes, todos com entrada franca e classificação indicativa livre, chegam a cinco cidades brasileiras – São Paulo e Campinas, Recife, Brasília e Porto Alegre entre os dias 29 e 31 de outubro. O Festival de Cinema de Porto Alegre – CineEsquemaNovo 2009 (CEN), encontro pioneiro na promoção do cinema e da criação audiovisual independente e contemporânea brasileira, traz parte da sua programação para cinco lojas da Livraria Cultura por todo o Brasil.

De 29 a 31 de outubro, estão sendo exibidos filmes selecionados e também premiados na Mostra de Curtas e Médias-Metragens e na Mostra Aula de Cinema (produção universitária de todo o Brasil). A apresentação ocorre simultaneamente nas lojas de São Paulo (Bourbon Shopping Pompéia), Brasília (Casapark Shopping Center), Recife (Paço Alfândega), Campinas (Shopping Iguatemi) e Porto Alegre (Bourbon Country), com sessões às 18h e 20h na quinta e sexta-feira (29 e 30 de outubro) e às 16h, 18h e 20h no sábado (31 de outubro).

Entre os filmes em exibição estão “Sweet Karolynne” (PB), de Ana Bárbara Ramos; “Perto de Casa” (MG), de Sérgio Borges; “A Arquitetura do Corpo (MG), de Marcos Pimentel; “Flash Happy Society” (CE), de Guto Parente e “Muro” (PE), de Tião.

Tem ainda os premiados “1978” (Unisinos/RS), de Tyrell Spencer e André Garcia, que foi o 1º. Lugar na Mostra Aula de Cinema pelo Voto Popular; e “Hollywood” (FAP/PR), de Laura Montalvão, Marcos Serafim e Thiago Benites, que conquistou o 2º Lugar na Mostra Aula de Cinema pelo Voto Popular.

A sexta edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), que aconteceu de 17 a 24 de outubro em Porto Alegre, além das mostras competitivas de longas, médias e curtas-metragens, contou com mostras paralelas, seminários, oficina de crítica cinematográfica e debates, recebendo ainda 16 filmes estrangeiros, muitos deles inéditos no Brasil, através das mostras Cine en Construcción (parceria com o projeto europeu homônimo) e Zona Livre (filmes premiados em festivais no exterior mas quase sempre inéditos no País).

O festival foi criado e é organizado desde 2003 por Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo. Conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras. Co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura.

Da sucursal de Brasília