2° Festival da Uva é lançado no Piauí
A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, e o prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, lançaram oficialmente o 2º Festival da Uva. A cerimônia de lançamento do festival aconteceu na última sexta-feira (30), no Centro Cultural Petrônio Portella, em São João do Piauí. “A expectativa é a melhor possível”, disse Rejane Dias, sobre a realização do 2º Festival da Uva, que ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro deste ano.
Publicado 01/11/2009 19:04 | Editado 04/03/2020 17:01

“Já tivemos a visita de investidores de Petrolina, até porque o mote principal é a fruticultura irrigada, tendo como carro-chefe a uva”, informou a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, chamando a atenção para o aspecto do fomento à fruticultura irrigada como principal arranjo produtivo do município. Segundo Rejane Dias, o Festival da Uva tem proporcionado importante divulgação para a fruticultura irrigada de São João do Piauí, que aposta no desenvolvimento econômico da região.
20 lotes empresariais
“O inusitado é que é uma região seca, mas que tem um potencial muito grande para deslanchar”, continuou a secretária, uma das idealizadoras e maior incentivadora do evento. Rejane Dias informou que o governador Wellington Dias, que não esteve presente à cerimônia de lançamento em função de compromissos previamente agendados em Brasília (DF), já autorizou a criação de 20 lotes empresariais destinados à fruticultura irrigada no município.
Esses lotes deverão ser adquiridos principalmente por empresários que já investem em fruticultura irrigada na região de Petrolina (PE), considerada o maior pólo fruticultor do Brasil. “Estamos trabalhando o potencial natural da região”, acrescentou a secretária. Para o prefeito, o 2º Festival da Uva vai abrir as portas de São João do Piauí. “A gente faz um evento como esse, em parceria com o Governo do Estado, para que as pessoas venham conhecer o que há de positivo neste município”, declarou.
“Nós temos a fruticultura, que é a porta de entrada para o nosso desenvolvimento e o governador Wellington Dias, nesta grande iniciativa do Festival da Uva, abre as nossas perspectivas”, continuou Robert Paes Landim. “Então, estamos muito ansiosos para concretizar nosso sonho de nos tornar a capital da fruticultura irrigada”, afirmou. “É com esse festival que nós teremos esta esperança confirmada”, finalizou o prefeito de São João do Piauí.
Destino turístico
O 2º Festival da Uva, a exemplo da primeira versão do evento, será realizado na Praça Major Honório Santos, a principal da cidade, e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da fruticultura irrigada e transformar São João do Piauí em destino turístico de importância estadual. A meta é atrair turistas piauienses, mas também dos Estados do Ceará, Bahia e Pernambuco. Outro objetivo é incentivar o desenvolvimento do artesanato e da cultura local.
Entre as atividades do evento estão programadas oficinas, palestras, visitas técnicas e dia de campo no Assentamento Marrecas, onde 75 famílias produzem em quatro hectares irrigados as uvas que tematizam o festival. O secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, anunciou que está assegurada a distribuição, durante o evento, de 120 toneladas de uva cultivada por esses fruticultores do Assentamento Marrecas.
Haverá também shows em dois palcos instalados na praça: Palco Netinho da Flauta e Palco Maria Violão, em homenagem a dois grandes artistas da cidade. Acontecerão ainda circuito de Jet-Ski e atividades esportivas no Balneário da Barragem do Jenipapo. Entre os artistas da programação cultural do 2º Festival da Uva estão Xangai, Grupo Candeia e Ensaio Vocal, Wagner Ribeiro e o grupo Valor de PI, Pagode de Quilombo, Orquestra Sinfônica de Teresina, Lázaro do Piauí, Alcimar Monteiro e Soraya Castelo Branco.