Sem categoria

EUA: Museu de Arte Moderna exibe filmes em português e espanhol

Entre 5 e 13 de novembro, o Museu de Arte Moderna de New York – MoMA abrigará a exibição “IberoAmérica: Nosso (s) jeito (s)”, formada por 8 filmes inéditos em português e espanhol, com a colaboração de cineastas de mais de 10 países.

O evento visa enfatizar a qualidade e originalidade das obras, que receberam apoio da organização intergovernamental Ibermedia, que celebra seu 12º ano de existência.

A “IberoAmérica: Nosso (s) jeito (s)” acontecerá nas salas de exibição Roy e Niuta Titus e inclui filmes produzidos entre 2007 e 2009 e foi organizada pela curadora Jytte Jensen, do Departamento de Filmes do Museu de Arte Moderna – MoMA.

Entre as obras brasileiras está “A festa da menina morta” (The Dead Girl’s Feast – 2008), que marca a estréia como diretor do ator Matheus Nachtergaele, que estará presente durante a exibição em 6 de novembro.

Os outros filmes são: “Postales de Leningrado”, da diretora Mariana Rondón Garcia (Venezuela). “Que culpa tiene el tomate”, do diretor Josué Mendez (Peru). “Liverpool y La cáscara”, do produtor executivo Luis Miñarro (Argentina, Espanha e Uruguai). “La vida loca”, do co-produtor Emílio Maillé (México, Espanha e França). “Partes usadas”, do diretor Aaron Fernandez (México).

Ao longo de 12 anos, a Ibermedia já apoiou mais de 500 filmes que abrangem uma imensa gama de gêneros e abordagens. Além disso, a entidade facilita e financia co-produções de filmes, documentários e obras de ficção, ajuda financeiramente na distribuição e promoção internacional uma vez que o trabalho esteja pronto. No início de sua criação, a Ibermedia era formada por 7 país e atualmente envolve 18 nações.

Fonte: Brazilian Voice