Sem categoria

Trabalhadores conquistam acordo histórico na Ford Camaçari

Os trabalhadores do Complexo Ford conquistaram o maior valor a título de bonificação de todo o setor automotivo nacional: R$ 2.600,00, a serem pagos no dia 17 de dezembro, através do acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Serão beneficiados os empregados mensalistas administrativos e operacionais.

O bônus foi fechado na segunda reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, nesta quarta-feira (28), e reflete o esforço e dedicação do Sindicato que levantou e garantiu esse importante debate, abraçado intensamente pelos trabalhadores.

O resultado é extremamente positivo, pois traduz a capacidade de pressão dos trabalhadores, forçando o Complexo Ford a gradativamente melhorar as propostas, até atender o valor pleiteado pelo Sindicato. É importante lembrar que essa é uma conquista ampla. Das 27 empresas do condomínio industrial, apenas 5 tinham estabelecido alguma prática de bônus. No entanto, a luta do Sindicato assegurou que a conquista é para todos os trabalhadores das empresas sistemistas do Complexo Ford.

Portanto, trata-se de uma vitória que faz jus ao retorno dos níveis normais de produção, anterior à crise financeira, e ao papel fundamental do trabalhador enquanto principal responsável pelos resultados operacionais.

"Essa bonificação é o reconhecimento de que as empresas, por conta da recuperação da economia, restabeleceram a alta produtividade e, por isso, precisam recompensar o trabalhador", diz Aurino Pedreira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

No acordo também consta que as horas paradas não serão descontadas, mas haverá extensão da jornada 4,1 horas por turno. Esse total será diluído nos finais de semana (nos dias de trabalho programados já existentes no calendário), com prazo máximo de cumprimento até o dia 15 de dezembro.

Fonte: TIE – Brasil