ES realiza Conferência livre de Comunicação da Juventude

O Fórum de Mídia Livre e a Comissão Pró-Conferência de Comunicação realizam a partir de amanhã, dias 04 e 05 de novembro, a Conferência Livre de Comunicação da Juventude, no Centro de referência da Juventude (CRJ), em Vitória. O Centro de Referência da Juventude está localizado na Avenida Vitória, 1.320, Jucutuquara. Mais informações podem ser obtidas no telefone (0xx27) 3132-4042.

A Conferência de Comunicação da Juventude capixaba será transmitida ao vivo. O link para o canal vai estar disponível no blog (http://confecomjuventude.wordpress.com/). A programação começa a partir das 15 horas. O evento vai gerar as demandas da juventude, sobretudo a da Grande Vitória, para a democratização dos meios de comunicação no Espírito Santo, estado que não possui, em níveis governamentais, políticas concretas de distribuição de recursos públicos, comuns a todos na sociedade, que garantam a expressão mais plural, na área de comunicação social, do povo capixaba. Hoje, tais recursos são destinados, em sua maioria, aos conglomerados industriais de mídia do estado estes se debatem num regime de concorrência, cuja qualidade dos seus conteúdos, são criticados num “balanço geral” pela juventude e movimentos sociais do Estado.

Isso acontece, ao mesmo tempo, que uma nova geração de cidadãos capixabas se aventuram na produção de inúmeros veículos de comunicação, com públicos e até modelos de sustentabilidade econômica próprios. Tais veículos, em grande parte, são criados, mantidos e consumidos na internet, hoje o principal dispositivo de comunicação da juventude.

A partir de um novo contexto de comunicação, em que a criação é cada vez mais uma atividade de todos na sociedade, a partir da popularização dos computadores, webcam’s, telefones celulares, videocam’s, internet e suas redes sociais, câmeras de fotografia digital etc, apostamos em uma diálogo público que vise a construção de uma política de comunicação como um novo campo da gestão pública, para além do que os marqueteiros de plantão e as estratégias de branding (assessoria de comunicação, de imprensa, etc) determinam como práticas de comunicação pública.

Há uma urgência no debate sobre os processos de financiamento público da comunicação, as concessões públicas de rádio e TV, a liberdade de expressão e a responsabilidade que esta traz (segundo os pressupostos constitucionais de 88), os processos de formação multimídia da juventude (principalmente no campo da microinformática e das linguagens das novas mídias), a universalização da banda larga no estado, enfim, um conjuntos de questões fundamentais para que o mercado de comunicação se torne mais diversificado e mais formalizado.

Por isso que uma conferência de comunicação da juventude é urgente. Para propor e contribuir no ajustamento das políticas de comunicação do Estado, levando em consideração a necessidade de inclusão das novas gerações, a chamada geração digital, nos rumos políticos do nosso Estado, que passa por um crescimento vertiginoso e num avanço democrático, após um período de letargia e regressão autoritária.

Programação

Dia 04/11/2009

15h – Abertura
Juventude, Confecom e Políticas Públicas de Comunicação e Cultura
Convidado: Andréia Lara (Pro-Conferência ES).

16h – Movimentos sociais, comunicação e juventude: o que os jovens produzem hoje?
Desconferências convidados: Karina Moura (Olho da Rua); Marina Machado Miguez (DCE/UFES, Fórum de Mídia Livre); Fabrício Noronha (Sol na Garganta do Futuro; Movimento de Música para Baixar, FML); Fred Estringer (Omelete Marginal); Thalles Waichert (BlogcampES, FML); Fábio Malini (Coletivo Multi, Fórum de Mídia Livre); Maxlander Gonçalves (Centro de Referência da Juventude); Marcelinho da CUFA; Fábio Carvalho (CECAES); Orlando Lopes (Rede Jovem – Secult).

18h – 21h Conferências Livre de comunicação

Os participantes se encontram, depois são divididos em 3 grupos, associados aos três eixos da Confecom. Em cada grupo, estabelecem a agenda para ser levada para a Conferência Estadual.
Grupo de Trabalho 1 – Produção de Conteúdo
Grupo de Trabalho 2 – Meios de Distribuição
Grupo de Trabalho 3 – Comunicação: Direitos e Deveres
O debate e a desconferência serão transmitidos em tempo real na internet.

Dia 05/11/2009

15h às 15h30 – Abertura

15h40 – Oficinas

• Criação gráfica em software livre (nível básico) – Sávio Lopes
• Remix, Sampling e Mashups – Murilo Esteves
• Estratégia de Comunicação nas redes sociais (twitter, orkut ,etc) – Julio Valentim
• Rádio e TV Ao Vivo na Internet – Yuri Santos, Marina Machado, Nathalia Casagrande
• Light Painting – Izaias Buzon, Lia Carreira, Gustavo Louzada

19h – Plenária

Agenda da Juventude para a Confecom (debate e leitura do Manifesto da Juventude para a Conferência Estadual de Comunicação).

20h – Performance de Música, Dança, Poesia.

Fonte: http://confecomjuventude.wordpress.com/