Quilombo Chácara das Rosas recebe titulação definitiva

Quilombo Chácara das Rosas, em Canoas, recebeu a titulação definitiva de suas terras na última sexta-feira (30).

Quilombocharacadasrosas - Divulgação

Uma grande festa marcou as comemorações das 24 famílias que moram no quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, em Canoas. Eles recebem o título definitivo das terras onde moram na última sexta-feira (30). O deputado estadual Raul Carrion, coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola, participou da solenidade.

O presidente do Incra, Rolf Hachbart, a presidente da Associação Quilombola Chácara dos Rosas, Isabel Cristina Genelício, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinaram o documento histórico. Repleto de autoridades regionais e nacionais, o ato foi marcado por momentos de emoção, lembranças históricas e homenagens. Representantes de mais de 40 quilombos do estado; gestores públicos municipais, deputados e um senador, além de diversas lideranças de organizações e movimentos sociais, que também participaram da Marcha dos Excluídos, no mesmo dia, prestigiaram o ato.

O quilombo será beneficiado com 24 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto, pioneiro no Brasil para um quilombo, é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal; a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a Igualdade Racial; a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a Construtora Aguiar, de Porto Alegre.

Conforme o presidente do Incra, a titulação é um passo decisivo para diversos outros avanços e conquistas para a comunidade. “A titulação é a carteira de identidade da terra; sem ela, não se realiza a conquista de outras políticas”, afirmou.

“Essa vitória é o resultado da luta do movimento negro e do esforço do governo Lula em resgatar a enorme dívida do povo brasileiro com os negros descendentes de escravos. Mas, a luta não termina aqui. Ao contrário, é o início de um processo. É preciso acelerar no Rio Grande do Sul e em todo o país o processo de titulação das terras quilombolas”, afirmou Carrion.

Isabela Soares,
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoas