Sem categoria

SP: UNE faz blitz pela criação de fundo estadual do pré-sal

Nesta quarta-feira (4/11), a partir das 15h, movimento estudantil ocupa corredores e gabinetes da Assembléia Legislativa de São Paulo pela aprovação da PEC que propõe a criação de um fundo estadual para os recursos do pré-sal. Estudantes e representantes da sociedade civil estão convidados a participar das atividades.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) participará da blitz organizada pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE/SP), nesta quarta-feira (4/11), a partir das 15h, na Assembléia Legislativa de São Paulo, na capital. O objetivo é sensibilizar os deputados da Casa sobre a importância da aprovação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que propõe a criação de um fundo social, estadual, com recursos obtidos a partir da extração do petróleo na camada pré-sal, aos moldes do fundo que será criado pela União.

O movimento estudantil apoia a PEC apresentada pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB/SP), que sugere o repasse de 50% do valor bruto recebido pelo Estado, originário da camada Pré-Sal, à educação, meio ambiente e ciência e tecnologia. “É importante a criação desse fundo para garantir os investimentos na educação em nível estadual”, ressaltou Augusto Chagas, presidente da UNE, que estará presente na Assembléia hoje.

Segundo o presidente da Petrobrás José Gabrielli, a partilha dos lucros do pré-sal entre estados, municípios e Governo Federal pode gerar um acréscimo de 2,5% na arrecadação. Vale lembrar que na Bacia de Santos, todos os 13 poços perfurados demonstraram resultados positivos para exploração. Já o total de petróleo estimado no reservatório de Iara é de 3 a 4 bilhões de barris; e no reservatório de Tupi, de 5 a 8 bilhões.

Da redação, com assessoria de imprensa