Carta da Região Norte encerra encontro de educação

A aprovação da ‘Carta da Região Norte’ marcou o encerramento do encontro “O Legislativo e a Sociedade Construindo Junto o Novo Plano Nacional de Educação”, na tarde desta sexta-feira, dia 6, no auditório da Assembléia Legislativa. O documento contém propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

O aumento dos investimentos em educação a partir do Produto Interno Bruto, saindo de 4,3% para 10%, a adequação de currículo respeitando a diversidade cultural e a redução da jornada de trabalho em sala de aula para os professores estão entre os pontos de destaque do documento. A carta também sugere mais incentivos em formação dos educadores, padrões mínimos de infra-estrutura física nos estabelecimentos escolares e a garantia do cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Ao final do encontro, a deputada Josi Nunes (PMDB), que participou das plenárias, ressaltou seu desejo de que as sugestões se transformem em políticas públicas que favoreçam à melhoria da qualidade de ensino no País e reafirmou sua posição de parlamentar a serviço da educação. “Quero continuar colocando o meu trabalho, como deputada estadual, em favor da educação”, destacou.

As propostas colhidas pelo Legislativo em nível regional serão discutidas novamente em Brasília, em dezembro, juntamente com as sugestões do Poder Executivo. Em abril de 2010, todo o material servirá de instrumento para a elaboração do PNE, durante a conferência nacional sobre o novo plano. (Elpídio Lopes)
Extraido do site www.al.to.gov.br