CONFECOM-PE dá largada com as etapas regionais

A 1° Conferência de Comunicação em Pernambuco (Confecom-PE) realizou, neste sábado (7), a plenária da sede regional, Recife, no mesmo momento em que aconteciam conferências em 11 microregiões do Estado. O encontro reuniu no Mar Hotel, em Boa Viagem, aproximadamente 250 pessoas, entre elas estavam profissionais da área de comunicação, representantes do Governo do Estado, do Empresariado e várias entidades civis.

Confecom-pe

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo secretário Especial de Imprensa do Governo de Pernambuco, Evaldo Costa, a diretora de Rádio e Comunicação Popular da Prefeitura do Recife, Dulce Melo, o vereador da Cidade de Olinda, Marcelo Santa Cruz, o representante da Comissão Nacional Organizadora da Confecom, Manoel Messias e representando a sociedade civil, a jornalista Mariana Martins.“Vivemos a quase 25 anos de plena democracia no Brasil e estamos, nesse momento, a 21 anos da Proclamação da Constituição Federal, onde o único ponto que não está nesta Constituição é a democratização dos meios de comunicação. Na Europa, há controle público dos meios de comunicações, o contrário acontece no Brasil. Mas, hoje, a Confecom está colocando este fato em pauta”, iniciou com entusiasmo, Manoel Messias.

As dificuldades que aconteceram durante o processo de realização desta Conferência foram bastante ressaltadas, também discutidas algumas diretrizes que conduzirão a grandes mudanças nos meios de comunicação brasileira. “A realização desta Confecom-PE é a realização de um sonho, porque há anos que tentamos concretizar o que seria apenas uma possibilidade. Temos que agarrar esta oportunidade e criar interessantes propostas para a mudança que almejamos,” disse a jornalista Mariana Martins.

Seguindo o objetivo de todas as etapas regionais, em Recife, foram elaboradas propostas que serão levadas a Conferência Estadual e depois a fase Nacional. Estas propostas foram criadas baseadas nos eixos temáticos abordados nos três grupos de trabalhos.

A CONFECOM realizará sua etapa Nacional, em Brasília, do dia 14 até o 17 de dezembro. Já a etapa Estadual acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Tendo em vista o tema: “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, as plenárias já estão sendo marcadas pelo intenso debate, uma vez que a idéia principal é servir a sociedade através de caminhos proporcionados às políticas publicas de comunicação.

Do Recife,
Elaine de Paula.