Luciana é vice-presidente do PCdoB

Ao final do 12° Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ontem, na cidade de São Paulo, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, foi indicada pelos correligionários para assumir a vice-presidência nacional da legenda.

Luciana Santos, Olinda

Por: Jairo Lima

“É uma posição que traz contribuições táticas muito importantes. Queremos continuar defendendo a construção de frentes amplas para ocuparmos espaço dentro desse projeto político construído no Governo Lula”, disse Luciana Santos, ontem. A presidência do partido permaneceu com Renato Rabelo, que dirige a legenda até o próximo Congresso, em 2013.

A ex-prefeita de Olinda ressaltou a participação da presidenciável e ministra petista, Dilma Rousseff (Casa Civil), que foi ao encontro e teceu observações sobre o papel desempenhado pelo PCdoB com relação aos investimentos feitos pela União em torno da camada pré-sal. Cabe aos comunistas os cargos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), que tem como diretor-geral Haroldo Lima. “A ministra Dilma Rousseff destacou a nossa contribuição junto ao Governo, onde queremos ter ainda mais participação”, avisou Luciana Santos. O vereador recifense Luciano Siqueira também refletiu em torno da postura adotada por Dilma Rousseff.

Renato Rabelo apontou que a candidatura de Luciana Santos para deputada federal, em 2010, pode ter uma das melhores votações entre os comunistas do País. “Serei um quadro político que vai ganhar importância, não só em Pernambuco”, revelou Luciana.

O PCdoB confirmou 105 nomes para compor o Comitê Central, superando os 101 membros escolhidos no congresso passado. Outros 26 comunistas integrarão a Comissão Política, entre eles o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Ainda resta a composição do secretariado da Executiva Nacional, que será definido apenas na próxima quarta-feira, com a escolha de mais sete integrantes.

As escolhas ocorreram através de votação eletrônica de 868 delegados com direito a voto.

O evento ainda foi transmitido ao vivo pela internet. “Fizemos o maior Congresso da história do PCdoB. Ano que vem será fundamental para o crescimento do partido que tanto contribuiu nos momentos de maiores inflexões de nossa história política”, analisou Luciana Santos.

Fonte: Folha de Pernambuco