Presidente da Fundação de Ensino busca parceiras com a FINEP

O Presidente da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, Paulo Fernando Martins, esteve reunido com o Superintendente da Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Avílio Antônio Franco para discutir parcerias. O encontro foi realizado nessa quarta-feira, 04, no Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, foram abordadas as oportunidades de apoio da FINEP para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na capital tocantinense. Outro assunto em pauta foi a participação da Fundação no processo de organização da Rede de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia, buscando viabilizar a elaboração de projetos a partir das demandas da capital e do Estado.

Segundo o titular da Fundação, Paulo Fernando Martins, o objetivo das Redes de Extensão Tecnológica é promover a assistência técnica especializada ao processo de inovação, em todos os seus aspectos, por meio de arranjos de instituições especializadas. “As Redes de Extensão são formadas em âmbito estadual e têm como prioridade o atendimento de setores produtivos pelos estados. O escopo do atendimento prestado pelas Redes de Extensão Tecnológica inclui, entre outras, as atividades de melhoria de produtos e processo produtivos, redução de custos operacionais, treinamento associado à consultoria tecnológica, novo design de produtos e implementação de sistema de custo”, explicou.

Ele ainda explica que o Tocantins faz parte de um reduzido grupo de estados que ainda não viabilizou a sua Rede com apresentação de projetos. “Neste sentido, a Fundação Municipal de Ensino buscará sensibilizar as autoridades estaduais do setor para a necessidade de um efetivo empenho na constituição de parcerias que garantam a nossa participação no Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC)”.

Para Paulo Fernando Martins é urgente a implementação da Rede de Extensão Tecnológica no Tocantins. “É requisito fundamental para o desenvolvimento da inovação, pois além de viabilizar as condições necessárias e basilares para o desenvolvimento tecnológico do setor produtivo em nosso estado, potencializa o segmento de pesquisa numa profícua articulação das instituições de ensino superior com as demandas sociais e econômicas do Tocantins”, concluiu.

FINEP
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Autor: Iara Cruz
Extraido do site www.palmas.to.gov.br