Caso Geisy: estudantes da UnB tiram a roupa contra o machismo

Cerca de 250 alunos da UnB (Universidade de Brasília) fizeram um protesto nesta quarta-feira (11) em apoio à estudante Geisy Arruda. Às 14 horas, os alunos foram à reitoria da universidade nus ou quase sem roupa para marcar o protesto contra o machismo dos estudantes da Uniban de São Bernardo do Campo (SP). Os manifestantes também entregaram reitor José Geraldo de Sousa Júnior um documento com reivindicações de políticas institucionais para a segurança da mulher na instituição.

Nesta segunda (9), o presidente da UNE, Augusto Chagas, já havia desafiado os alunos da Uniban a entrarem sem camisa na universidade, durante ato realizado em frente à faculdade de Geisy. O desafio de Augusto ainda não pegou na Uniban, mas acabou acontecendo na universidade da capital federal por iniciativa dos próprios alunos da UnB.

Os estudantes candangos consideram o caso de Geisy absurdo e o compararam com situações de preconceito e machismo registrados na UnB. Um exemplo citado durante a manifestação foram os atos de violência sexual ocorridos na universidade em abril deste ano.

"Todos os dias as mulheres e outras minorias sofrem agressões na universidade. São agressões verbais, falta de segurança e assédios por parte de professores e funcionários. Todas as minorias, aqui, estão vulneráveis e expostas", diz Luana Gaudad, 20 anos, estudante de serviço social e militante do Klaus, grupo da causa GLBT da UnB.

– Veja aqui mais vídeos da manifestação.

Fonte: http://www.youtube.com/user/IgUractan