Efetivação de servidor temporário é demagogia

Sinteam defende ingresso no serviço público por meio de concurso, ainda que assim seja, os professores contratados  temporariamente que correm o risco de ser demitidos, deveriam prestar concurso público.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ísis Tavares, tem recebido ligações de professores de vários municípios preocupados com a ação do MPE que tem o objetivo de demitir quem foi efetivado no serviço público sem concurso.

Ela afirma que não é a favor da demissão, mas deixa claro que defende o ingresso no setor público por meio de concurso público, conforme prevê a Constituição Federal. “O Sinteam orientou que eles (professores) estudassem e tentassem passar nos concursos que aconteceram. Nós nunca vendemos ilusão”, afirma.

Ísis Tavares acusa de demagogos os vereadores que hoje defendem a efetivação de funcionários temporários. “O próprio Marcelo Ramos, que já foi advogado do sindicato, era contra e hoje defende isso para criar uma situação. Isso não pode. É inconstitucional. Trata-se de demagogia eleitoreira”, comenta.

De Manaus,
Mariane Cruz