Recife no Encontro de Mercocidades na Venezuela

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico participa até o dia 13 de novembro do seminário de capacitação: “Inovação e a Coesão Social: capacitação metodológica e visibilidade de boas práticas” realizado na Venezuela, na cidade de Barquisimeto.

mercusul

O seminário é promovido pela Rede de Mercocidades e apoiado pela União Européia, por meio do Racine, instituição francesa financiada pelo Fundo Social Europeu; Instituto Francês de Estudos Avançados da América Latina; Fundação Tiau; e Instituição Argentina de Pesquisa e Ação Urbana.

O encontro, que tem como objetivo capacitar os participantes dos municípios e organizações sociais para o desenvolvimento de projetos de integração regional conta com dezoito participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Do Brasil três municípios foram convidados a participar do evento: Diadema, Guarulhos e Recife.

Para Andréa Medeiros, assessora técnica da Secretaria, que representa a Cidade no evento, a participação do Recife neste encontro já demonstra o reconhecimento da capacidade de articulação e desenvolvimento de projetos sociais do Município: “Acredito que a seleção do Recife para participação no evento é muito importante para nós, pois conquistamos uma das 18 vagas concorrendo com mais de 200 cidades”.

Durante o encontro, as cidades participantes receberão conhecimentos necessários para a construção de um projeto de desenvolvimento social e /ou econômico regional. Essa formação se estenderá por seis meses. No evento os representantes das cidades serão treinados no uso de uma ferramenta virtual com a qual trabalharão através da internet ao voltar para seus municípios. Todos os participantes receberão aconselhamento e apoio durante este período.

Dos projetos desenvolvidos e apresentados pelas 18 cidades que participam do encontro nove serão selecionados para receber o apoio e três receberão apoio e financiamento do Projeto Mercosul Cidades.

Projeto do Recife – O projeto apresentado pelo Recife foi o Programa de Estruturação do Comércio Popular – PECPop com destaque para o gênero feminino. A Proposta do programa é acelerar a estruturação do comércio e serviços populares por meio de acesso à informação, ao crédito e à infra-estrutura de negócios (ambientes, equipamentos, utensílios e acessórios de produção).

Os serviços oferecidos através do PECPop são capacitações em Gestão de Negócios de Base Popular e Técnicas de Produção; Orientação para acesso ao crédito e Indicação de alternativas de infra-estrutura de negócios adequada para a ampliação da geração da renda. No Recife os dados revelam que a mulher tem papel destacado entre os comerciantes populares que se inscreveram no programa. O percentual de participação feminino nas atividades econômicas de base popular varia nas regiões político-administrativas entre 30 e 60%.

Foi levada em consideração para abordagem do Programa os pontos comerciais que funcionem em imóveis ou, prioritariamente, em vias públicas localizados no município do Recife. Para Participar os interessados devem se inscrever no Núcleo de Promoção de Atividades Econômicas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Os Impactos esperados pela Prefeitura do Recife são a Ampliação da renda de negócios de origens populares, a modernização do comércio e serviço de origem popular e a Consolidação do trabalho de empreendedores populares.

Desta forma o governo contemplará dois importantes eixos da administração: o desenvolvimento econômico & desenvolvimento urbano e ambiental. Isto permite materializar o Desenvolvimento Integral da Cidade.

Fonte: Site da Prefeitura do Recife