Semana da Consciência Negra terá programação em Teresina

A Semana da Consciência Negra começa no dia 16 e terá programação em toda a cidade.

O coordenador do Memorial Zumbi dos Palmares, Gilvano Quadros, se reuniu, na última segunda-feira (9), em Teresina, com todas as associações e entidades ligadas ao movimento afro, para discutir uma programação conjunta representativa de todos os grupos na Semana da Consciência Negra, que começa no dia 16.

Para isso, ele está mantendo contatos em todas as áreas culturais do Estado que atuam diretamente com as entidades que congregam movimentos. A programação da Semana da Consciência Negra/2009 terá sua temática baseada na A força dos Orixás na regência do mundo e sub-tema: Contra o Extermínio da Juventude Negra.

Segundo Gilvano Quadros, uma das manifestações previstas para a data será a lavagem da escadaria da Igreja de São Benedito, às 6h30 do dia 16. No dia 17, acontecem palestras em escolas públicas da capital nos horários da manhã e tarde, e amostra de vídeo na Praça Carlos Feitosa às 18h30.

No dia 18, acontecerá amostra de vídeo na Vila Irmã Dulce, também às 18h30; para o dia 19, está prevista palestra no Memorial Zumbi dos Palmares a partir das 16 horas; para o dia 20 está programada a Festa da Beleza Negra no Centro de Artesanato Mestre Dezinho a partir das 19 horas.