Sem categoria

ES: Policiais protestam contra superlotação de DPJs

Os Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra, na Grande Vitória, no Espírito Santo, amanheceram interditados e com faixas de protesto nesta quinta-feira (12/11). Policiais protestam contra a superlotação das unidades. Segundo eles, mais de mil vagas foram abertas no sistema prisional capixaba, mas os DPJs não param de receber presos . Em Vila Velha, onde a situação é mais crítica, há 270 presos em um local para 36.

Na Serra, num espaço construído para abrigar cinco detentos existem hoje 35. As unidades de Cariacica e Vitória não deveriam receber presos, mas ainda assim no DPJ da capital existem 23 presos e em Cariacica 21. Os serviços de atendimento à população não estão sendo realizados por conta da interdição. Os registros devem ser feitos nas delegacias distritais dos municípios.

Os representantes dos sindicatos e associações de policiais civis, delegados de polícia, investigadores, peritos e escrivães estão nas quatro unidades e disseram que não permitirão a entrada de mais nenhum preso. As visitas também estão temporariamente suspensas.

Superlotação já na inauguração

As manifestações acontecem porque os novos Centros de Detenção Povisória (CDP) de Guarapari e Serra, com mais de mil vagas abertas, já foram inaugurados e a situação de superlotação dos DPJs continua. De acordo com o investigador Júnior Fialho, além do estado não ter discutido as questões salariais com a categoria, não cumpriu o prazo que tinha estabelecido para a retirada dos detentos dos DPJs, que era julho deste ano.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a prioridade do CDP da Serra é a transferência dos detentos das celas metálicas do presídio de Novo Horizonte. Com capacidade para 524 detentos, o CDP do município chega ao fim desta semana com cerca de 500 presos. Segundo a Secretaria, as celas metálicas serão desativadas até o fim de novembro.

Fonte: O Globo