Piauí fortalece relações entre Espanha e Portugal

Professores doutores de universidades europeias realizaram, nessa quarta-feira (11), uma visita de cortesia ao governador Wellington Dias no Palácio de Karnak.

 O encontro faz parte do roteiro dos professores, que participam do I Fórum Ibero-Americano de Direito do Piauí e tem o objetivo de estreitar ainda mais as relações jurídicas e culturais entre Brasil, Portugal e Espanha, que integram o evento.

O evento está sendo realizado entre os dias 11 e 13, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), e reúne juristas de renome nacional e internacional. O fórum traz como tema As promessas não realizadas de 1789 e os desafios para o 3º milênio, e deve abrir espaço para debates entre os povos ibero-americanos, facilitando a integração jurídica entre o Brasil e os países de língua espanhola.

Estiveram presentes no encontro, professores da Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa, Barcelona, Saragoza, na Espanha, e Universidade Coimbra, de Portugal, além de representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O governador elogiou a iniciativa do encontro, destacando a relação de irmandade e ligação histórica entre os países participantes e o Brasil.

Lembrou que, hoje, o Piauí já possui relações sólidas com 45 países, que realizam intercâmbios na área cultural e de educação. “Este intercâmbio é a melhor forma de solidificar as relações sob vários aspectos. Sou um entusiasta deste tipo de troca, já que vivemos em um mundo globalizado”, disse.