BA: Ato com o presidente Lula marca Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado com uma série de atividades em todo país. Em Salvador, a cidade com a maior população negra do Brasil, as celebrações pela data acontecem durante todo mês, intensificando-se durante esta semana, com a realização de eventos em diversos cantos da capital baiana. O ponto alto das comemorações será na sexta-feira (20/11), quando o presidente Lula deve assinar o Estatuto da Igualdade Racial em um ato público, às 17h, na Praça Castro Alves.

O Estatuto representa um avanço histórico na garantia dos direitos da população negra no Brasil. Entre as várias conquistas, uma merece destaque: a instituição de um conjunto de mecanismos legais para organizar e articular as ações voltadas à implementação das políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnico-raciais existentes no país, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado em setembro pela Câmara dos Deputados após 10 anos de tramitação.

Para que seja sancionado em Salvador, o Estatuto ainda precisa ser aprovado no Senado Federal, onde tramita. De acordo com o ministro da ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Edson Santos, o governo está se empenhando para que o Estatuto seja aprovado até a sexta-feira e, caso a expectativa se confirme, a capital baiana vai protagonizar mais vez uma grande vitória na luta pela igualdade racial. Segundo Santos, Salvador foi escolhida para a assinatura do Estatuto não apenas porque tem maior concentração de afrodescendentes do país, mas principalmente porque é a cidade que mantém viva as raízes e tradições africanas.

Na sexta-feira, antes do ato político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acontecem muitas outras atividades pela cidade. Às 7h, tem a Marcha da Consciência Negra de Cajazeiras, que percorre as principais ruas do bairro. Às 13h, a Marcha Zumbi dos Palmares sai do Campo Grande em direção à Praça da Sé, enquanto a Marcha da Liberdade sai do Curuzu e percorre as ruas da Liberdade, bairro mais negro de Salvador. Às 15h, a Unegro, juntamente com outras entidades do movimento negro, realiza a I Lavagem da Estátua de Zumbi, na Praça da Sé. O ato político regado à muita música e protesto será encerrado com uma caminhada até a Praça Castro Alves, onde se integra ao evento com o presidente Lula.

Muitas outras atividades acontecem durante todo o mês de novembro em Salvador. São dezenas de marchas pela igualdade e contra a intolerância religiosa, exposições fotográficas, mostras de artes e culturas, além de shows musicais, palestras e seções de cinema. A programação completa do Novembro Negro pode ser conferida no site da Secretária Estadual da Promoção da Igualdade (Sepromi) no endereço eletrônico http://www.sepromi.ba.gov.br/modules/noticias/item.php?itemid=26.

De Salvador,
Eliane Costa