Sem categoria

Um mês para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia é 20 de Novembro – a próxima sexta-feira -, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, mas a programação festiva acontece durante todo o mês e em todo o País. Ao todo, serão 20 manifestações culturais em 12 cidades brasileiras. Mais de 757 cidades já decretaram feriado ou ponto facultativo nessa data. O ponto alto acontece em Salvador, na sexta-feira (20), com a presença do Presidente Lula e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos.

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza ato público em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), na Praça Castro Alves, em Salvador (BA). A programação prevê apresentação de artistas locais das 14 às 16 horas. O ato público que se realizará em seguida contará com a presença do Presidente Lula. O show de encerramento, às 20 horas, será com a cantora Margareth Menezes.

O Seminário “A Pequena África e seus Personagens”, no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro, deu início a programação da Fundação Cultural Palmares, que durante todo o mês de novembro realiza atividades culturais comemorativas a data.

Ao todo serão 20 manifestações culturais em 12 cidades brasileiras – entre elas seminários, lançamento de livros, cinema, música, dança, culinária, contadores de histórias e várias outras performances. Os eventos acontecem até o dia 30.

Na Bahia as comemorações acontecem de 19 a 22 de novembro com a realização da Semana do Benin na Bahia. O evento nasceu com o propósito de difundir e valorizar a cultura afro-brasileira, através de uma série de atividades culturais, promovendo reflexões, práticas e experiências culturais entre os povos do Brasil e do Benin, país africano sempre citado como referencial para entender a nossa africanidade.

Em Alagoas, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, a data será comemorada com a participação das Mulheres de Axé – representantes de templos de matriz africana que se destacam em todo o país por sua atuação na preservação e divulgação da religião. Elas farão, ao raiar do dia, a cerimônia de Iségún Káwójuba, em reverência aos ancestrais africanos.

Além disso cerca de 120 lideranças das comunidades quilombolas do estado estarão reunidas no auditório da Prefeitura Municipal de União.

Cotas raciais

Em Brasília, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara realiza, nesta quarta-feira (18), audiência pública para debater as propostas de implantação de sistemas de cotas raciais para afrodescendentes nas universidades públicas brasileiras.

A atividade, solicitada pelo presidente da Comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB), é uma demanda apresentada pelo Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do Distrito Federal, juntamente com a Ouvidoria Parlamentar e outras entidades envolvidas com a discussão sobre o tema.

“É imprescindível que debatamos exaustivamente esse tema, para que a sociedade brasileira possa ter plena noção da dívida social que a nação possui com os descendentes de escravos, que ganharam a liberdade formal, mas foram jogados à própria sorte no contexto de uma sociedade extremamente desigual e discriminatória”, defendeu Couto.

São convidados para o debate o ministro da SEPPIR, Edson Santos, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fábio Konder Comparato, e a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Jacira da Silva, dentre outros.

O dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi, considerado heróio nacional. Ele foi assassinado em 1695 e teve seu corpo exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades.

"A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades", diz o convite da SEPPIR para as comemorações da data.

A adesão ao feriado do Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada estado ou município. Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e mais 757 cidades já decretaram feriado ou ponto facultativo nessa data.

Da sucursal de Brasília