Sexta-feira tem lavagem da Estátua de Zumbi em Salvador

Nesta sexta-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, às 13h, na Praça da Sé, a Unegro, o Grupo Cultural Olodum, Malê Debalê, Muzenza, Grucon e a Associação de Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia realizam o ato público em Legítima Defesa da Vida. Os grupos vão reunir centenas de pessoas para realizar a primeira lavagem da imagem de Zumbi dos Palmares, com o objetivo de chamar a atenção dos poderes públicos para o monumento deste herói negro, que está abandonado.

“Nas comemorações do 20 de novembro do ano passado, a imagem de Zumbi dos Palmares estava completamente abandonada e isso é um grande absurdo, afinal esta estatua é o monumento na Bahia mais importante para esse herói que lutou por nossa liberdade”, destaca Ubiraci Matildes, coordenadora da Unegro.

Após o ato público na Praça da Sé, as entidades vão realizar uma caminhada em direção ao Campo Grande, onde os representantes de cada organização vão ler as principais reivindicações do movimento negro baiano, para que em seguida seja documentado e entregue para os poderes públicos.

“Somos conscientes que já tivemos grandes avanços, mas ainda temos muito para conquistar. Cotas para negros no ensino superior, no mercado de trabalho, a presença na mídia, que fuja do estereótipo, e a garantia de atendimento digno nas áreas de saúde e segurança são algumas das nossas reivindicações atuais”, afirma Nelson Mendes, coordenador do Grupo cultural Olodum

Com apoio da Fundação Pedro Calmon, da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – Cese, o ato busca fortalecer a imagem deste grande herói e entrar para a agenda dos eventos que marcam o Dia Nacional da Consciência Negra.

Da redação local