Etapa estadual da Confecom reforça pioneirismo da Bahia

A etapa baiana da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi encerrada na manhã deste domingo (15/11) com um saldo importante: a formação de um grupo de trabalho para criação do Conselho estadual de Comunicação da Bahia. O decreto assinado pelo governador Jaques Wagner prevê o prazo de 180 dias para que o GT formado por representantes da sociedade civil, do poder público e empresariado apresente uma proposta de formação e funcionamento do Conselho.

“A formação do GT já é um grande avanço para a democratização da comunicação no estado e reafirma o pioneirismo da Bahia no debate sobre o tema. Esta foi a principal reivindicação apontada na Conferência de Comunicação do ano passado. Agora precisamos nos unir para fazer com que o GT cumpra os prazos e apresente logo a proposta à Assembléia Legislativa. ”, afirmou, Emanoel Souza, integrante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Comissão Organizadora da Confecom Bahia.

Conferência vitoriosa

Para o secretário estadual de Comunicação, Robimson Almeida, a Confecom Bahia foi extremamente vitoriosa. “A Bahia mais uma vez dá o exemplo para todo o Brasil de que quando poder público convoca a sociedade e mobiliza os segmentos para o debate, o tema da comunicação mostra toda a sua força . Nós fizemos um debate muito rico nestes dois dias de evento com a contribuição de painelistas com reconhecimento nacional, que vieram enriquecer o nosso debate, que contou ainda com grupos de discussão e eleição de delegados e delegadas, ou seja, um show de democracia”, concluiu.

Eleição da delegação

Durante a plenária final foi eleita ainda uma delegação de 108 representantes da Bahia para a Confecom que acontece nos dias 14 a 16 de dezembro, em Brasília. Foram 48 delegados da sociedade civil, 48 do empresariado e 12 do poder público. “Houve um esforço muito grande para que a delegação do movimento social tivesse a representação dos diversos segmentos que discutem a comunicação no estado. Existem muitos pontos convergentes e a hora é de união visando aprovar na etapa nacional politicas públicas que contribuam para a democratização da mídia no país e quebrar esse entrave ao avanço democrático", ressaltou a secretária estadual de Comunicação do PCdoB na Bahia, integrante da Comissão Organizadora representando o movimento social, Julieta Palmeira.

Julieta saudou ainda a iniciativa do governador Jaques Wagner ao convocar a Conferência e citou o exemplo lamentável e antidemocrático do governador José Serra de São Paulo, que não convocou a etapa paulista do evento. "A Conferência mostrou que é possível reunir os diversos segmentos da sociedade para debater e buscar entender a comunicação como um direito humano e sem subjugações ao mercado”, argumentou.

De Salvador,
Eliane Costa