Estudantes secundaristas reconstroem UGES no estado

Com iniciativa da UJS-GO, estudantes secundaristas aprovaram estatuto, nova direção e bandeiras de lutas na reconstrução da União Goiana de Estudantes Secundaristas (UGES), na etapa estadual do 38º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) que aconteceu neste fim de semana em Goiânia.

Cerca de 80 mil jovens goianos foram envolvidos na etapa estadual do Congresso da UBES em Goiás, 141 estudantes foram eleitos delegados e 102 participaram da Etapa Estadual que ocorreu neste sábado e domingo, em Goiânia.

O evento teve inicio na Conferência Estadual de Educação de Goiás que ocorreu no sábado (14) pela manhã, no Centro de Convenções de Goiânia.

De acordo com o presidente da UJS-GO, Paulo Victor Gomes, o processo de tiragem de delegados este ano foi muito mais democrático e participativo. “Os estudantes votaram nos seus representantes em urnas montadas dentro das escolas, democratizando assim o espaço de discussão. O alcance foi bem maior, muito mais jovens foram envolvidos. A UBES está muito mais ligada ao cotidiano dos estudantes”, apontou o presidente da UJS em Goiás.

DEBATES E GRUPOS DE TRABALHO

Na tarde de sábado, os 102 estudantes delegados se reuniram no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no Setor Universitário, em Goiânia, para participaram da exposição sobre temas como educação, pré-sal, diversidade, nova escola, vestibular, jovens trabalhadores e movimento estudantil.

Estes temas foram apresentados por representantes do poder público e da sociedade civil. Da Câmara Municipal de Goiânia, discorreu o vereador Fábio Tokarski (PCdoB), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), falou o professor Jorge Ricardo Arantes, Ailma Maria, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Goiás (CTB-Goiás) e Rita Aparecida representando o Centro Popular da Mulher (CPM) também participaram da apresentação dos temas em debate.

Após o debate, foram formados três grupos de discussão sobre os temas: Pré-sal, Nova Escola e Movimento Estudantil; Jovens Trabalhadores e Universidade; Diversidade e Cultura.
A noite uma festa de confraternização entre os participantes ocorreu no clube do Sint-Ifesgo. Domingo pela manhã foram apresentadas as propostas dos grupos de discussão e em seguida a socióloga, professora Eline Jonas, presidenta da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher falou sobre o movimento feminista.

ATO POLÍTICO

Ás 10h30 aconteceu um Ato Político em defesa da reconstrução do movimento estudantil secundarista em Goiás, com a presença de José Eduardo Silva (Assessor Especial de Políticas para Afro descendentes), representando o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o vereador Fábio Tokarski, representando a Câmara Municipal de Goiânia; Luiz Carlos Orro, secretario municipal de esporte e lazer de Goiânia; Ailma Maria, presidenta da CTB-GO; Ieda Leal, presidenta do Sintego; Lúcia Rincon, presidenta da APUC; André Vitral, da direção executiva da UNE; Valdeci Neto, vice-presidente da UNE-GO; Paulo Victor, presidente da UJS-GO, entre outros.

RECONSTRUÇÃO DA UGES

Ainda no domingo, foi debatido e aprovado pelos estudantes a reconstrução da UGES, como entidade estudantil secundarista histórica, seu estatuto, nova direção (com 25 membros), além da lista dos delegados que irão participar do Congresso da UBES, dias 10 a 13 de dezembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O novo presidente da UGES, Diego Alves Silva disse que tem muito trabalho pela frente, já que a entidade está desativada desde 2003. “Pretendemos reerguer o movimento estudantil secundarista em Goiás e a entidade vai nos apoiar. Temos bandeiras que vão desde a criação de grêmios nas escolas, a retomada do Castelinho e a reconstrução da UMES na capital e em vários municípios goianos, estou bastante motivado”, assegura Diego.

NOVA DIREÇÃO ELEITA

Direção Executiva
Diego Alves Pereira – Goiânia
Horácio José Batista Neto  – Goiânia
Guilherme Silva Alves  – Goiânia
Geovana  – Aparecida de Goiânia
Thiago Alves Irineu  – Mineiros
Romulo Maia Damasceno – Cidade Ocidental
Kesley Fernando Dias da Silva  – Goiânia
Diego Gonçalves de Souza  – Porangatu
Victor Euzébio Morgado  – Goiânia

Diretoria Plena

Ingred Cristina Soares Silva – Aparecida de Goiânia
Claudinei Luciano de Oliveira – Mineiros
Emanoel Estevam Freire Braga Neto – Cidade Ocidental
Yago Sales dos Santos – Goiânia
Mírian Jane de Freitas – Nova Iguaçu
Denismar Francelino de Sousa – Alto Horizonte
Stênio Brunet – Goianesia
Geovanna de Souza Santos Lacerda – Porangatu
Renata Mota Xavier da Silva – Goiânia
Yalla Rodrigues da Silva – Aguas Lindas
Gleicy Kelly Silva de Mattos – Goiânia
Oliveira Braz dos Santos – Ceres
Cristina Gonçalves Rezende – Goiânia
Jessica – Goiânia
Thais Costa – Goiânia


Da redação,
Eliz Brandão