NOVA FASE NO MOVIMENTO ESTUDANTIL CAPIXABA

Foi realizada no último sábado, 14 de novembro, a Etapa Estadual do Congresso da UBES, na EEEF Suzet Cuendet, Maruípe, Vitória-ES. Na oportunidade, também foram realizados os congressos da UESES e da UMES de Vitória.

A atividade contou com a presença de Thiara Milhomem, Diretora de Esportes da UBES, e de outras lideranças destacadas do cenário político capixaba, dentre elas Ronaldo Barbosa, Presidente do PCdoB-ES, Namy Chequer, Vereador de Vitória, Perly Cipriano, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Tarciso Vargas, Secretário Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros.

Este congresso ficou marcado na história do movimento estudantil capixaba ao representar a retomada da UESES – União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo. Após 4 anos sem atuar, a entidade foi prestigiada por um congresso onde estiveram representados cerca de 160.000 estudantes secundaristas, oriundos de 16 municípios do estado. Além disso, a etapa expressou uma das características mais marcantes do movimento estudantil, a valorização da democracia. Na oportunidade, pode-se discutir assuntos variados com a presença de líderes das mais diversas representações políticas, típicas de nosso estado. O congresso explicitou as condições favoráveis para a recondução desse movimento à vanguarda das lutas sociais do Espírito Santo.

Por 121 votos a 16, a chapa constituída pela UJS e pela CNB/PT saiu vitoriosa, elegendo André Lopes, atual 1º Secretário da UBES, para presidir a entidade. Em relação à definição para o Congresso da UBES, a ser realizado em Belo Horizonte, de 10 a 13 de dezembro, a UJS irá indicar a maioria dos delegados. Quanto ao Congresso da UMES de Vitória, foi eleito o estudante Moisés, militante da UJS, para presidir a entidade pelo período de 1 ano.

De Vitória,
Marcelo Brandão.