Carrion representa poder público como delegado na Confecom

A Conferência Estadual de Comunicação (Confecom RS) elegeu 86 delegados que levarão as propostas do Estado à etapa nacional do evento, em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. Dentre esses, 38 representam a sociedade civil; 36, a sociedade civil empresarial e 10, o poder público.

raulcarrionconfecom - ag. alers

Entre os representantes, a Assembleia Legislativa elegeu como delegados os deputados Raul Carrion (PC do B) e Miki Breier (PSB). Os 470 inscritos na Confecom RS debateram sobre o tema central do evento Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania era digital, a partir de três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”.

Carrion participou da mesa de abertura, na terça-feira(17), que contou com a palestra do subchefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ottoni Fernandes Junior.  Também participaram da abertura o superintendente de Comunicação Social da AL, Celso Schröder, o representante da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias/ RS (Abraço), Clementino Lopes, o representante do setor empresarial, diretor da TV Bandeirantes, Renato Martins, a representante do Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário Federal (Sintrajufe), Cristina Feio, e os deputados estaduais Miki Breier (PSB) e Adão Villaverde (PT).

A Conferência teve continuidade na quarta-feira, com discussões organizadas em três painéis, sobre os eixos-temáticos do evento. O primeiro deles, sobre Produção de Conteúdo, foi orientado pelas explanações da jornalista e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unisinos, Christa Berger, do professor da UFRGS, Pedrinho Guareschi, e do advogado Eduardo Krause. No final da manhã, o debate tratou sobre os “Meios de Distribuição”, com a presença do jornalista e representante da Fenaj, João Carlos Torves, o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Piratini, Pedro Osório e o advogado Marco Antonio Campos.
 
Durante a tarde, o terceiro painel, sobre “Cidadania: direitos e deveres”, estabeleceu-se a partir da exposição da representante do Conselho Federal de Psicologia e integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a psicóloga, Roseli Goffmann; do advogado Ricardo Giuliani Neto; e do superintendente de Comunicação Social da AL/RS, Celso Schröder.

Isabela Soares com
Agência ALERS