Salvador em festa para homenagear Zumbi dos Palmares

Diversas atividades marcaram o Dia da Consciência Negra nesta sexta-feira (20/11) em Salvador. Marchas, caminhadas e atos públicos foram algumas das formas de homenagear Zumbi dos Palmares, o líder quilombola assassinado em 1695, na Serra da Barriga em Alagoas, que se tornou símbolo da luta contra a desigualdade racial no Brasil. Uma das homenagens mais concorridas foi a lavagem da estátua de Zumbi, que fica na Praça da Sé, no Centro Histórico.

A I Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares foi organizada por um grupo de quinze entidades do movimento negro baiano, capitaneado pela União dos Negros pela Igualdade Unegro e com apoio da seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O Grupo Cultural Olodum, o Malê Debalê, o Muzenza, o Grucon e a Associação de Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia foram algumas das entidades que construíram o ato público “Em Legítima Defesa da Vida”.

Uma grande multidão participou da lavagem simbólica do busto de Zumbi. As baianas molharam o monumento com água de cheiro para denunciar a falta de conservação do da estátua. Em seguida, as lideranças se revezaram no palco para homenagear Zumbi e denunciar o preconceito e a discriminação racial na cidade. “A igualdade racial no Brasil só será possível com a garantia de acesso de todos à educação e saúde de qualidade. Outra forma de começar a mudar a realidade é eleger mais homens negros e mulheres negras para as casas legislativas e cargos do Executivo. A representação nos espaços de poder é fundamental para garantir políticas públicas específicas e mudar a realidade atual”, afirmou a vereadora Olívia Santana.

Marchas

O coordenador do Grupo cultural Olodum, Nelson Mendes, ressaltou também a importância de algumas políticas já existentes. “Somos conscientes que já tivemos grandes avanços, mas ainda temos muito para conquistar. Cotas para negros no ensino superior, no mercado de trabalho, a presença na mídia, que fuja do estereótipo, e a garantia de atendimento digno nas áreas de saúde e segurança são algumas das nossas reivindicações atuais”, reforçou.

O ato “Em Legítima Defesa da Vida” contou também com várias manifestações culturais do povo negro, como música e dança afro tradicional. O evento foi finalizado com uma grande marcha até a Praça Castro Alves, onde todos participaram do ato político organizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com a presença do governador Jaques Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outras três marchas marcaram o 20 de Novembro na cidade. A primeira aconteceu no início da manhã no bairro de Cajazeiras, o bairro mais populoso e, segundo alguns pesquisadores, com maior população negra de Salvador. Na parte da tarde, duas marchas percorreram o Centro da cidade: a Marcha da Liberdade saiu do Curuzu e percorreu as ruas do bairro da Liberdade, enquanto a Marcha Zumbi partiu do Campo Grande e foi até a Praça Castro Alves. Na praça do povo, como o local é conhecido, a festa foi encerrada com um show da cantora Margareth Menezes.

De Salvador,
Eliane Costa