Sem categoria

Preparativos da Copa do Mundo exigem participação do Parlamento

Com o tema “O Poder Legislativo faz parte do time da Copa 2014”, o 11o Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBratur), realizado nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, reuniu parlamentares, empresários, trabalhadores e estudantes para discutir temas como os projetos de lei prioritários para 2010, os investimentos públicos e privados e a imagem do Brasil na Copa 2014.

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), falou na abertura do evento, quando se comprometeu a colocar em pauta os projetos importantes para os setores de turismo e esporte, que facilitem a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Ele destacou que a Copa do Mundo e as Olimpíadas são indutores do turismo nacional. “O País já tem uma atividade turística extraordinária, e é fundamental que os homens públicos estejam engajados nessa atividade”, disse. "Com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, a ideia de incrementar o turismo é mais que um desejo, é uma necessidade."

Entre os principais projetos que necessitam ser aprovados na Casa estão o que facilita a concessão de vistos de turismo para o Brasil, o que regulamenta o mercado de agências de turismo e o que reforma a Lei Pelé, destinando mais recursos para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para o esporte escolar e universitário e para clubes formadores, tanto de futebol quanto dos demais esportes olímpicos.

“Esses projetos estão prontos para a pauta, e temos de abrir um espaço para essa agenda, que é a estrutura básica para os eventos que vamos realizar”, enfatizou o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Afonso Hamm (PP-RS). Ele também confirmou a aprovação de duas emendas da comissão ao Orçamento, com R$1 bilhão para esportes e R$1 bilhão para o turismo.

Agência Câmara