Governo discute investimentos para a Copa 2014 na Bahia

Em reunião interministerial com representantes do estado da Bahia e da cidade do Salvador, nesta terça-feira (24/11) foram apresentados os investimentos que o Governo Federal pretende disponibilizar para a construção da Nova Fonte Nova e para as obras de Mobilidade Urbana, projetos prioritários para o Estado da Bahia, que tem Salvador como uma das cidades-sede da Copa 2014

Com relação à construção da Nova Fonte Nova foi definido um investimento de R$ 400 milhões, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de três anos de carência e 12 anos para pagamento, após carência.

Quanto às obras de mobilidade urbana foi definida uma tomada de financiamento de R$550 milhões, através do FGTS, tendo como agente financeiro, a Caixa Econômica Federal, para a construção do corredor estruturante, que vai ligar o Aeroporto até a Estação de Transbordo do Metrô, acesso Norte. O prazo de carência do financiamento será de 48 meses e 20 anos para amortização.

O projeto básico de mobilidade urbana está previsto para ser iniciado em março de 2010 e a previsão é que as obras sejam iniciadas em junho do mesmo ano, e concluídas em fevereiro de 2012. Quanto ao projeto da nova Fonte Nova, a abertura dos envelopes está prevista para o dia 4 de dezembro e até final do mesmo mês deverá ser anunciada a empresa ou consórcio que irá concretizar o projeto. A expectativa do Governo do Estado é que até o final de 2012, o estádio esteja pronto para a realização dos jogos da Copa das Confederações.

O Governo do Estado da Bahia será o responsável pela execução das obras. A concessão alcançará âmbito metropolitano. Os ministros que participaram da reunião encaminharão as decisões para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a execução das obras estruturantes complementares que não foram discutidas na reunião, o Governo do Estado juntamente com a Prefeitura de Salvador pleitearão ao Governo Federal recursos adicionais.

Estiveram presentes na reunião o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Salvador, João Henrique, os secretários de Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ney Campello, do Desenvolvimento Urbano da Bahia, Afonso Florence, do Planejamento do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador, Antônio Eduardo Abreu e de Infraestrutura de Salvador, Almir Neto.

Da redação local com informações da Ascom Secopa