Deputado Osmar Júnior faz pronunciamento sobre a cajuína

O deputado federal aproveitou o plenário da Câmara Federal para enaltecer o produto piauiense que rende elogios e riquezas ao Estado.

Na última semana, o Piauí esteve todo concentrado na realização do 1° Festival da Cajuína do estado. Conhecido há muito pela qualidade do produto que fabrica e exporta, o Estado já foi lembrado até em letras de Caetano Veloso por conta da cajuína.

Orgulhoso de ser conterrâneo dessa bebida que tanto faz diferença e leva uma boa imagem do Piauí para o mundo, o deputado federal Osmar Júnior discursou no plenário da Câmara Federal enaltecendo o produto.

No discurso, o deputado explicou todo o processo de produção da cajuína piauiense e o que a torna tão admirável. "A cajuína é artesanal. Ela não aceita rótulo de commodity. Cada produtor impõe o seu estilo. É uma bebida dotada de forte persinalidade", falou.

Osmar Júnior também divulgou o Festival da Cajuína, atraindo olhares para o Estado, que tem investido na capacitação como forma de alavancar a economia.

Durante a fala do deputado, oi ossível perceber o potencial piauiense para o agronegócio, especialmente quando assunto é o caju e seus derivados. "O Estado dispões de cerca de 200 mil hectares de cajueiros, o que rende uma produção anual de 25 mil toneladas de castanha, um de seus subprodutos mais valiosos. Estima-se que 40 mil empregos diretos sejam gerados pelo caju no Piauí", afirmou.