Audiência discute serviço de transporte a cadeirantes

Uma audiência pública para tratar sobre o Transporte Eficiente realizado pela Prefeitura de Teresina para os deficientes aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), no plenário da Câmara Municipal, às 10 horas. A proposição é da vereadora Rosário Bezerra (PT), feita ainda no mês de setembro e aprovada pelo vereadores da Casa.

Segundo a vereadora, a idéia da audiência partiu dos próprios deficientes, durante um protesto em 21 de setembro, data que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Depois disso, reuniões já foram feitas com a Semtcas, mas nada foi resolvido na melhoria da qualidade do transporte.

A presidente da Associação dos Cadeirantes, Silvana Miranda, explicou que existem 800 pessoas cadastradas no Transporte Eficiente, mas atende a somente 185 por dia. Em Teresina, existem mais de 106 mil pessoas com deficiência.

Para a vereadora, a Lei Municipal que regulamenta o transporte está deixando de ser cumprida na sua totalidade, por isso se deve ser debatido o tema na Câmara Municipal.

"As outras audiências públicas sobre o tema eram feitas em outros locais, porque no antigo prédio não havia acessibilidade. Esta é a primeira vez que a Casa vai receber deficientes para uma audiência", diz a autora do requerimento, vereadora Rosário Bezerra (PT).

Serão convidados os Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Semtcas, o CEIR, a Seid, além de representantes da Strans, OAB e Ministério Público, dentre outras entidades.