Iron Mendes assume nova secretaria em Jaboatão dos Guararapes

Nesta terça-feira (1), o membro do comitê estadual do PCdoB de Pernambuco, Iron Mendes de Araujo, tomou posse da nova secretaria de Esporte e Lazer do município Jaboatão dos Guararapes. O ato aconteceu às 15h, no plenário da Câmara de Vereadores da Cidade.

Iron Mendes, 45 anos, é professor da rede municipal e estadual de ensino, foi fundador e presidente por dois mandatos do Sindicato dos Professores de Jaboatão, atuou  nas diretorias dos sindicatos dos servidores do município e dos trabalhadores da educação em Pernambuco e também foi chefe de gabinete do deputado estadual Nelson Pereira (PCdoB).

Jaboatão dos Guararapes é o segundo maior município de Pernambuco, faz parte da Região Metropolitana do Recife (RMR) e está situado no litoral da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Sua posição é estratégica, por estar entre o Porto de Suape, principal pólo de desenvolvimento do Estado, e o Recife. É cortado por importantes rodovias como as BR-101, BR-232 e a PE-007 e conta com infra-estrutura metroviária. O litoral é composto pelas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, manguezais, restinga e a foz do Rio Jaboatão, que se lança diretamente no Oceano. Ao longo das praias há arrecifes aflorando e em alguns pontos se formam piscinas naturais, embora na maior parte da costa as formações sejam submersas.

O atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes da Silva, foi eleito em 1982, prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Em 1990, foi eleito Deputado Estadual pelo PMDB. Em 1994, assumiu a Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha, Distrito Estadual de Pernambuco. Em 1996, foi eleito novamente prefeito do Cabo de Santo Agostinho, cargo para o qual foi também reeleito em 2000. E em 2008, foi eleito prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes no primeiro turno.

Do Recife,
Elaine de Paula.