Violinista se apresenta na Escola de Música da UFMG

 O compositor e violinista carioca Paulo Bosísio fará apresentação de violino solo nesta quarta-feira, 2 de dezembro, na Escola de Música da UFMG.

O recital, que integra a série Viva Música e vai acontecer no auditório Fernando de Mello Vianna, terá peças de Ernani Aguiar, Max Reger, S. Prokofiev, Ernest Bloch e do próprio Paulo Bosísio.

Excepcionalmente, o concerto acontecerá às 17h40; logo após, às 18h30, o músico fará palestra sobre o tema O violinismo no Brasil do século 19. A Escola de Música da UFMG fica à avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. A entrada é franca. Paulo Bosísio nasceu em 1950, no Rio de Janeiro.

Estudou violino com Yolanda Peixoto e análise musical com Esther Scliar, e posteriormente na Europa com Max Rostal. Formou-se na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha) com grau máximo e distinção. Apresentou-se como solista de orquestra, recitalista e camerista em diversos países europeus. No Brasil, foi solista de todas as orquestras importantes.

É professor do bacharelado de Violino na Uni-Rio e convidado para os mais importantes cursos e festivais no Brasil. Alguns de seus alunos foram premiados em importantes concursos nacionais e internacionais.

Bosísio fundou e dirigiu em 17 edições a Oficina de Música de Curitiba, festival que chegou a reunir cerca de 1200 participantes, e onde foi criado o Simpósio Latino-americano de Música. Como primeiro violino do Quarteto da UFF, Paulo Bosísio excursionou na Inglaterra e na Escócia, com programa exclusivamente brasileiro, fazendo gravação para a BBC. Também com este Quarteto realizou a primeira gravação mundial do Quarteto nº 4 de Villa-Lobos em disco. Participou das mais diversas Bienais de Musica Contemporânea, executando peças em primeira audição mundial.

Foi diretor artístico e spalla da Orquestra de Câmara Brasil Consorte, que também estreou várias obras em primeira audição. Gravou para a Orquestra de Câmara de Curitiba, atuando como maestro, com programa inteiramente brasileiro (Santoro, Emani Aguiar, H. Morozowicz e Guerra-Peixe). Executou em primeira audição no Brasil a Sonata nº 5, de Cláudio Santoro. Paulo Bosísio ocupa a Cadeira 08 na Academia Brasileira de Música.

www.ufmg.br