Sem categoria

Crise de Dubai sinaliza iceberg de bolha asiática

A crise em Dubai coloca os países do Oriente Médio em alerta. Ministros de Economia e de Comércio de governos da região temem que o problema seja ainda mais profundo e que nem tudo esteja esclarecido sobre a real situação das empresas de Dubai.

O governo do emirado anunciou um plano de reestruturação da dívida da Dubai World. O projeto cobre apenas US$ 26 bilhões da dívida, estimada de US$ 59 bilhões. Autoridades árabes deixaram claro ainda que isso não significa o fim dos problemas. "A situação é muito preocupante. É um sinal de que a recuperação ainda é frágil e que muitos podem ainda sofrer", disse o ministro de Indústria do Egito, Rashid Mohamed Rashid.

Para ele, a crise em Dubai mostra que "ventos leves ainda podem ser interpretados como tempestades". Já segundo o ministro do Comércio do Kuwait, Ahmed Rashid Haran, o risco é outro: o de que não se conheça ainda a dimensão dos problemas. "Estamos em uma conferência sobre o comércio.

Mas o tema de debate entre nossas delegações não é outro que não seja a crise em Dubai. O que tememos é que não sabemos ainda o que está por baixo dos problemas e qual a dimensão da crise", afirmou. "A questão é muito profunda", confirmou o ministro do Comércio da Arábia Saudita, Abdullah Alzeine.

A informação é do Monitor Mercantil