Sem categoria

CTB prestigia fechamento da campanha de Evo Morales

Uma caravana da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Rondônia (CTB-RO) participou no último final de semana na cidade de Guayaramerin da solenidade festiva de fechamento da campanha eleitoral de Evo Morales, no Departamento do Beni, na Bolívia.

CTB na campanha de Evo Bolívia

A caravana da CTB foi composta de quase cem pessoas, dentre artistas, militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e dos movimentos sociais do Estado de Rondônia. Um dos principais objetivos da ida da caravana à Bolívia foi celebrar um pacto binacional das esquerdas dos dois países.

Segundo o coordenador da caravana, professor Francisco Batista Pantera, que representou a direção nacional da CTB no evento, nesse pacto estão previstos uma cooperação política, cultural e social como forma de integrar ações dessa natureza entre os dois países. O acordo foi assinado entre o MAS (Movimento Ao Socialismo da Bolívia) e a CTB.

A celebração do acordo, que contou com a presença do presidente e candidato a reeleição Evo Morales, ministros de estado, senadores e parlamentares da República Boliviana, aconteceu no ginásio de esporte da cidade de Guayamerin, na presença de aproximadamente 5 mil pessoas. Durante seu pronunciamento, o presidente Evo Morales agradeceu a presença da caravana de representantes da CTB/PCdoB/UJS.

“A presença da CTB/PCdoB/UJS reforça a aliança com os outros povos da América Latina. Estamos vivendo um momento político único, onde vários presidentes latino americanos do campo da esquerda estão governando identificado com a luta das classes trabalhadoras. Isso representa um novo ciclo político na América Latina e a CTB está imbuída no sentido de fortalecer cada vez mais as alianças com os trabalhadores desses países!”, ressaltou Pantera.

De acordo com Pantera, um dos principais encaminhamentos acertados entre os dois países é que até junho de 2010 será realizado o 1º Encontro de Centrais Sindicais dos Países Andinos. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores nestes países.

Leia também: PCdoB acompanha Evo Morales na reta final da campanha