Aracaju espera movimento recorde de turistas no Verão

Muitas festas agendadas, um receptivo mais qualificado e uma cidade mais bonita e organizada. Essas são as apostas do setor hoteleiro de Aracaju para atrair visitantes no Verão 2010. A expectativa é de que haja um índice elevado de ocupação para toda a estação.

Praia do Sarney é uma das preferidas dos turistas - Ascom/Funcaju

"Estamos nos preparando para utilizar de oito a dez mil leitos diariamente, afinal tem crescido a procura por nosso município como destino turístico, pois ele se desenvolve com boas condições de limpeza e organização", diz o empresário Diego Costa, que é ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Sergipe (ABIH/SE).

O último verão foi muito movimentado na cidade, conforme o empresário, mas o de 2010 promete ser ainda melhor. "O país passou bem pela crise financeira internacional, mas nesse período o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju trabalharam e continuam trabalhando para consolidar a imagem de um bom destino turistico e também dos serviços públicos oferecidos por aqui", lembra. "Todos presenciamos o grande esforço feito pelos poderes executivos municipal e estadual para melhorar a atração e a atenção ao turista. Agora é seguir nesse ritmo", elogiou o empresário.

Entre as realizações da prefeitura que contribuem para melhorar a acolhida e a permanência das pessoas que vêm a Aracaju, Diego Costa aponta o recapeamento da Av. Santos Dumont, na Orla de Atalaia, em parceria com o Governo Estadual, a revitalização dos brares da praia de Aruana e a construção de uma nova estrutura em torno do Banho Doce, além da promoção de atividades de cultura e lazer e da qualificação de trabalhadores através de cursos. "Mas há muito mais. O governo também tem se mobilizado atraindo voos charters, recuperando estradas e essa união de esforços alavanca o trade turístico e incentiva empresários locais", reforça.

Para o taxista Antônio Evangelista dos Santos, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro deverão ser bastante movimentados para ele. "Trabalho há 14 anos na praia de Atalaia e no Aeroporto Santa Maria e acho que esse ano vou ter o maior número de corridas de todo esse tempo, já que a cada mês cresce o fluxo de visitantes no Estado", garante. "A cidade tem ficado muito mais organizada e cheia de atrativos. Ainda há muito a melhorar, mas quem vem a Aracaju hoje quer sempre voltar e aproveitar para conhecer outros municípios, por isso faço muitos passeios para o interior, especialmente Canindé e Estância", revela.

Turistas

Exemplo do público que tem procurado Aracaju é o casal paulista Carlos Amaral e Elisabeth Barros. Pela segunda vez na cidade, eles ressaltaram o número de novos empreendimentos surgidos aqui, especialmente hotéis e restaurantes de qualidade. "O atendimento é muito bom e está melhor dessa vez. Aliás, nós voltamos aqui por isso, mas também porque a cidade é tranquila e segura, sem falar nas suas belezas naturais e gastronomias. Aqui tudo é perto, tanto que acabamos de chegar da praia do Saco [em Estância, litoral Sul] e pretendemos passear à noite na capital, que está sempre muito limpa, organizada, fácil de circular", diz o turista.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, a Prefeitura de Aracaju tem se empenhando para melhorar a cidade. "Seja através das obras que são executadas nos diversos bairros ou nos serviços oferecidos à população, a administração municipal tem procurado promover a recuperação de pontos turísticos e ampliar o número de espaços de lazer e isso deixa o município mais agradável de se visitar. Já a qualificação de trabalhadores permite que se torne mais perene a geração de renda e emprego", destaca.

Ainda de acordo com Waldoilson, a prefeitura também trabalha em parceria com o Governo de Sergipe na promoção de eventos culturais e festivos, que atraiam visitantes. "Participamos ao longo do ano de diversas feiras de turismo e enviamos material de divulgação para operadores turísticos. Outra ação para o nosso verão são as festas como o Verão Sergipe, o Projeto Verão, o Pré-Caju, o Réveillon e o Carnaval. Por esses e outros motivos, esperamos uma estação bastante movimentada e lucrativa para o trade turístico e outras atividades relacionadas. Nesse período pretendemos ainda já divulgar o nosso Forró Caju 2010", acrescenta.