Sem categoria

Amorim: Por que Lula gosta tanto da Globo e do Ali Camel

Um jantar em Brasília, a que compareceu um jornalista. O presidente Lula conta que, na véspera antes da eleição do segundo turno de 2006, ele recebeu a informação de que o jornal nacional ia divulgar as fotos dos aloprados.

Por Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada

Lula conta que se lembrou imediatamente da patranha da eleição de 1989. Também na véspera da eleição do segundo turno, o jornal nacional exibiu uma versão do debate entre ele e Collor em que só apareciam os trechos bons do Collor e os ruins do Lula.

(Além disso, o jornal nacional apresentou uma pesquisa por telefone – quando no Brasil, então, só os ricos tinham telefone – em que Collor vencia o debate. E Alexandre Maluf Garcia lia um editorial para dizer – eleitor, você viu aí quem ganhou o jogo da democracia …)

Lula ligou imediatamente para o João Roberto Marinho (normalmente, os filhos de Roberto Marinho não tem nome próprio). Vocês vão mostrar isso, ele perguntou? O filho de Roberto Marinho disse que não sabia de nada. Mas, que o presidente ficasse tranquilo, porque ele ia falar com a redação.

O que se viu naquela noite foi o jornal nacional mostrar as fotos dos aloprados e a cadeira vazia do Lula, num debate na véspera, na Globo. Para fazer isso, de forma tão eficaz quanto chocante, a Globo se permitiu ignorar a tragédia do avião da Gol, provavelmente para não “desmontar” a edição que pretendia eleger Geraldo Alckmin.

A eleição foi para o segundo turno, como se sabe. E Lula deu em Alckmin a mesma surra que deu no Zé Pedágio: 61% a 33%.

O Conversa Afiada já disse. Nenhum diretor de jornalismo da Globo mandou tanto quanto Ali Camel (*). Nessa eleição de 2010 ele vai ter uma atuação de merecer Oscar. Será Hollywood or bust

Ou ele impede a vitória da Dilma, ou…

(*) Ali Camel é aquele que se utiliza da Globo para povoar mentes desérticas e disseminar idéias conservadoras e golpistas (sem muito sucesso).