Renato: o projeto de desenvolvimento está na ordem do dia

Um evento com a participação de mais de cem pessoas marcou ontem (08) o lançamento do livro "Idéias e Rumos", do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, em Porto Alegre. Na atividade, além de diversos militantes do PCdoB e da esquerda, lideranças políticas do RS marcaram presença, tais como o presidente estadual do PT, Olívio Dutra e o presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira.

renatio

O evento, que contou com uma rápida palestra de Rabelo e a seguir um coquetel, foi aberto com uma saudação do presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, que destacou o importante papel que o presidente nacional do partido vem cumprindo no atual período, com "grande contribuição na formulação política e de idéias frente aos desafios da luta pelo socialismo", disse.

Opinião que é compartilhada pelo presidente do PT, Olívio Dutra, que considera o livro "uma importante contribuição de Rabelo ao Brasil". Dutra lembrou que o debate de idéias é essencial à luta pelos avanços sociais e por mais direitos para o povo. Caleb de Oliveira colocou a obra entre as produções que cumprem o papel de ajudar a "compreensão coletiva da esquerda no Brasil".

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, e vereador pelo PCdoB, Assis Melo, que também compôs a mesa de abertura do evento, destacou que a essência da obra apresentada coloca um grande desafio para os trabalhadores, que é o de serem os protagonistas das mudanças, do novo projeto nacional de desenvolvimento.

Renato destacou que o livro retrata um pouco da evolução programática do PCdoB, no que se refere principalmente às discussões que o partido realiza em torno da questão da luta pelo socialismo nos dias de hoje no Brasil, a relação entre a afirmação do rumo e a definição do caminho para essa construção: "O desafio é encontrar o novo modelo de desenvolvimento necessário para o Brasil de hoje", disse.

Para ele, essa idéia leva em conta que o Brasil já viveu um período de crescimento importante no chamado nacional desenvolvimentismo de Vargas, e um período muito difícil de estaganação por quase duas décadas (e o avanço neoliberal). O caminho atual, reforça Rabelo, parte de um novo ciclo de desenvolvimento no país, aberto com a experiência dos governos Lula, principalmente o segundo mandato, cuja base tem sido justamente a construção de políticas voltadas ao desenvolvimento. Neste sentido, destacou, o NPND está na ordem do dia.

Todos os 50 exemplares de "Idéias e Rumos" que foram disponibilizados aos presentes no evento realizado na Sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre foram vendidos.

Clomar Porto