Ministério do Trabalho está há um mês de greve em Teresina

Com quase um mês de greve, os serviços que são de responsabilidade do Ministério do Trabalho estão 100% suspensos em Teresina.

greve ministério do trabalho - Reprodução
A emissão de primeira e segunda via de carteira de trabalho, solicitação de registro profissional e desbloqueio de seguro-desemprego são algumas das prestações de serviços que estão parcialmente paralisadas em quase todo o país. O Ministério está em greve desde o dia 09 de novembro.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, implementação de um plano de carreira específico, melhoria nas condições de trabalho, jornada de trabalho de 12 horas, dividida em dois turnos de seis horas, que os candidatos aprovados no último concurso público sejam chamados, e que não haja perdas salariais no momento da aposentadoria.

A Condsef (Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal), órgão responsável pela realização da greve, representado por Gilberto Jorge, Diretor Administrativo da Condsef afirmou que a greve permanece. Foi realizada esta semana uma Plenária Nacional dos Servidores onde foram apresentadas novas proposta a serem analisadas pelo governo. Na próxima quinta (10) uma caravana vai a Brasília. E haverá ainda audiência pública na Câmara dos Deputados.

Os únicos estados que não entraram em greve foi Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, todos os outros 24 estados e o Distrito Federal aderiram a greve. Atualmente os estados de Minas gerais, Pernambuco e Maranhão ameaçaram sair da greve, mas até o momento, nenhuma medida oficial foi realizada.