Sem categoria

Inácio propõe 2010 como ano do centenário de Rachel de Queiroz

O ano de 2010 pode ser instituído como Ano Nacional Rachel de Queiroz, em homenagem ao centenário da escritora. A iniciativa é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que apresentou projeto de lei nesse sentido, manifestando publicamente o reconhecimento da singular contribuição para a literatura brasileira. Inácio apresentou ainda uma proposta de sessão solene em homenagem à escritora cearense, a ser realizada em novembro do próximo ano.

“A idéia de dedicar um ano a Rachel de Queiroz servirá para demonstrar, mais uma vez, o reconhecimento pelo legado cultural que o Brasil recebeu dessa ilustre cearense, renovando e estendendo o conhecimento de suas obras às gerações mais recentes”, explica o parlamentar.

A instituição de um “Ano Nacional” dedicado a figuras públicas notáveis tem sido uma das maneiras de se prestar o devido reconhecimento a brasileiros de destaque, a exemplo do que aconteceu com Santos Dumont, em 2006, e Machado de Assis, em 2008.

Nascida em Fortaleza, em 17 de novembro de 1910, Rachel de Queiroz é descendente da família Alencar pelo lado materno e dos Queiroz pelo lado paterno, com raízes profundamente lançadas em Quixadá.

Em 1917, em razão da forte seca de 1915, sua família transferiu-se para o Rio de Janeiro. Esse fato marcou sua vida de tal forma que veio a servir de inspiração para a criação de “O Quinze”, seu livro de estréia. Rachel foi autora de mais de duas mil crônicas, compiladas nos seguintes livros: “A donzela e a moura torta”, “100 Crônicas escolhidas”, “O brasileiro perplexo” e “O caçador de tatu”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Inácio Arruda