Metalúrgicos garantem conquistas na Campanha Salarial 2009

Liderados pelo SindMetal, trabalhadores mostram mobilização e obtêm aumentos reais de salário.

Em mais um ano de luta por aumento real de salário e melhores condições de trabalho, os trabalhadores da categoria metalúrgica na região avaliam como positivo o saldo da Campanha Salarial de 2009, encerrada este mês. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (SindMetal), a campanha deste ano foi marcada pela dificuldade de negociação entre trabalhadores e empresários em razão principalmente da tão comentada crise financeira que afetou sobretudo as empresas dependentes do mercado externo.

Apesar disso, os trabalhadores, liderados pelo SindMetal, não recuaram e mantiveram as reivindicações. Foram várias mobilizações nas fábricas da região e em muitos lugares a pressão deu resultado, com a conquista de aumento salarial e benefícios acima da média.

O maior destaque da Campanha Salarial deste ano dos metalúrgicos foi o resultado obtido na Motorola, onde, em outubro, cerca de 4 mil funcionários decidiram fazer paralisações nos três turnos para obrigar a empresa a aumentar sua proposta. Dessa maneira, conquistaram um aumento salarial de 8,43%, além de abono de 19,29% e renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho por mais dois anos.

Usando a mesma estratégia de partir para a negociação direta empresa a empresa ao invés de esperar o resultado das negociações coletivas com os sindicatos patronais, o SindMetal alcançou outras conquistas importantes. Na Multi Devices (Jaguariúna) foi fechado acordo semelhante ao da Motorola (8,43% de aumento). Na Avnet, empresa que presta serviços para a Motorola, os funcionários tiveram aumento salarial de 7,5% já a partir de 1º de novembro – mês da data-base da categoria.

Uma das últimas empresas a partir para a mobilização, na GEA-Westfalia, também de Jaguariúna, mais de 80% dos trabalhadores cruzaram os braços durante 3 dias, na semana passada, e garantiram aumento de 6,53%, PLR – Participação nos Lucros e Resultados de 600 reais, Plano de Cargos e Salários, vale-compras, entre outros benefícios.

O mesmo reajuste de 6,53% foi dado pela Magneti Marelli, de Amparo, e Delphi (Jaguariúna), empresas ligadas ao grupo Sindipeças, com abono de 17% em duas parcelas. Na Magneti Marelli também foi conseguido um acréscimo de R$ 200 na PLR.

SALDO POSITIVO
“Nas assembleias nas fábricas sempre dizemos que o tamanho da conquista é proporcional à capacidade de mobilização dos trabalhadores. Onde houve união e luta tivemos resultados melhores. No geral o saldo da Campanha Salarial é bastante positivo, pois conseguimos aumento real de salário para todos, renovamos as cláusulas sociais e fortalecemos a bandeira pela redução da jornada de trabalho para 40 horas. A luta não para e no próximo ano vamos continuar brigando por melhores condições de trabalho para toda nossa base”, afirma o presidente do SindMetal e vereador de Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá.