PCdoB anuncia Prêmio José Augusto Mochel 2009

Entrega do Prêmio será no dia 17 de dezembro numa solenidade em que será também feito o lançamento do livro "Idéias e Rumos", com a presença do presidente nacional do PCdoB e autor da obra, Renato Rabelo.

O Comitê Municipal do PCdoB em São Luís e o gabinete do deputado federal Flávio Dino confirmaram para o dia 17, às 18 horas, a realização da solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2009. Na mesma data e horário será feito também o lançamento do livro “Idéias e Rumos”, com a presença do presidente nacional do partido e autor do livro, Renato Rabelo. A solenidade será realizada no auditório do Quality Hotel Grand Sao Luis(Antigo Vila Rica), no centro de São Luís.
Premiados – O José Augusto Mochel 2009 homenageará a Comissão Pastoral da Terra, na categoria premiação institucional. A homenagem póstuma será dedicada à militante comunista Dica, que faleceu em outubro passado. Os demais agraciados com o Prêmio são a educadora popular Maria Ribeiro; o Bispo D. Xavier Gilles; os dirigentes comunistas Eurico Fernandes e Etelvino Oliveira; e o juiz aposentado José Ribamar Heluy. Haverá ainda uma premiação especial dedicada ao Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino.
O Prêmio – O Prêmio José Augusto Mochel é uma iniciativa conjunta do PCdoB/São Luis e mandato do deputado federal Flávio Dino que tem o objetivo de homenagear militantes políticos, lideranças de esquerda e entidades da sociedade civil que tenham se dedicado à luta democrática, popular e socialista no Maranhão.
Quem já foi homenageado – Em sua primeira edição, o Prêmio homenageou o jornalista Neiva Moreira; o militante do movimento negro João Batista; o líder camponês Manoel da Conceição; o líder sindical rural Antonio Campos; o médico e militante comunista William Moreira Lima; e a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Na edição de 2008, o Prêmio foi entregue à deputada Helena Barros Heluy; ao jornalista Walter Rodrigues; educadora popular e sindicalista Lindalva Barros; ao ex-vereador Ananias Neto; à líder comunista Maria Aragão(in memoriam) e à Associação de Saúde da Periferia(ASP).