Sem categoria

Crescimento do PIB: Iedi destaca avanço generalizado da indústria

Apesar de os números sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre sinalizarem que o Brasil deve fechar 2009 com a economia no vermelho, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) viu números positivos nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Iedi, a economia brasileira entrou em um processo de recuperação do dinamismo da indústria e dos investimentos. O PIB de julho a setembro tenha somado RS$ 797 bilhões, mais 1,3% em relação ao trimestre anterior, bem abaixo de projeções, como a feita na véspera pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de crescimento em torno de 2%.

O Iedi destaca, porém, em nota, haver números que apontam para consistência da reativação da economia. E citou, entre eles, a expansão de 2,6% na indústria; de 6,5% na retomada de investimentos – formação bruta de capital fixo -; 2% no consumo das famílias, todas na comparação com o segundo trimestre.

De acordo com o Iedi, o avanço de 2,9% no PIB industrial representa um novo dinamismo, mais consistente, por se basear em um movimento ascendente na maioria dos setores da indústria, em crescimento da produção física e da expansão do emprego.

Com agências